Portugal
FC Famalicão anuncia a aquisição de 51% do capital da SAD
2018-06-29 14:05:00
O grupo Quantum Pacific é também o acionista maioritário do Atlético Madrid.

O FC Famalicão, clube que milita na segunda divisão portuguesa, anunciou a compra de 51% do capital da SAD recentemente instituída no clube, por parte do grupo Quantum Pacific, também acionista maioritário do Atlético Madrid.

Em comunicado, os famalicenses definem o negócio como um "alterar do paradigma de gestão do futebol profissional" do clube. Miguel Ribeiro será o novo responsável pela gestão do clube, isto depois de ter terminado uma ligação de sete anos ao Rio Ave. Assim, o novo Conselho de Administração do Famalicão é composto por três elementos: O presidente do clube, Jorge Silva, o representante do Quantum Pacific Group, Amit Singh, bem como Miguel Ribeiro.

“Honra-me e responsabiliza-me a possibilidade de participar de uma história única no futebol português. Tenho absoluta confiança de que se reuniram as condições essenciais para que se possa alcançar o sucesso, por ser possível juntar um investidor prestigiado e credível de dimensão mundial a um clube com um potencial de desenvolvimento enorme. Famalicão é uma terra de gente apaixonada pelo seu clube, seguramente capaz de ajudar a colocá-lo entre os melhores do futebol português. É esse o objetivo que vamos perseguir a partir de hoje, com profissionalismo reforçado, ambição firme e uma paixão absoluta”, disse Miguel Ribeiro.

Sobre o Quantum Pacific Group, trata-se de um grupo internacional de negócios e investimento em diferentes áreas como companhias de navegação, geração de energia, refinação de petróleo, produção automóvel, entre outras, cujo responsável máximo é Idan Ofer, israelita radicado em Londres, e detém 32% do capital do Atlético Madrid.

"Foram longos meses de negociações com a Quantum Pacific que agora se concluem. Quando nós, direção do Futebol Clube de Famalicão, decidimos procurar parceiros para alavancar o crescimento que todos julgamos necessário para a afirmação no panorama do futebol nacional, definimos claramente o perfil de quem connosco queríamos. Procuramos parceiros que se identificassem com os valores do clube e dos seus 86 anos de história, com uma filosofia ganhadora, assumissem um caminho de crescimento, mantendo a identificação à nossa massa adepta, ao concelho, e que nos dessem garantias de que este caminho seria trilhado. A experiência adquirida pelo Quantum Pacific na gestão no futebol e no meio empresarial é para nós uma referência, que sustenta a nossa escolha. E o caminho que em conjunto delineamos, pensado e estruturado, assenta no princípio de que Futebol Clube de Famalicão é uma marca identificativa das suas gentes, um património que está enraizado e que vamos potenciar, vai levar-nos à afirmação e ao reconhecimento que todos almejamos. Dizemo-nos de “Raça e Paixão” e orgulhosamente assim vamos continuar e crescer, com o know-how e o valor acrescentado que os nossos parceiros nos trazem”, afirmou o presidente do clube famalicense em comunicado publicado no site oficial do clube.

“Quando nos apercebemos que o FC Famalicão procurava investimento, ficamos de imediato interessados. O clube tem todas as possibilidades para ser uma grande equipa com a sua base de adeptos leal e apaixonada e com a sua história orgulhosa, pelo que há uma tremenda oportunidade de fazer crescer este Clube para uma presença constante e sustentável no futebol português. Estamos honrados de ter sido tão bem recebidos no Clube e esperamos ansiosamente atingir o sucesso em conjunto”, acrescentou Amit Singh.