Grande Futebol
O que é inédito, em Inglaterra, já se fez por cá. Lisandro López que o diga
2017-11-21 17:00:00
Lisandro López, em 2009, foi alvo de um castigo inédito.

No regulamento da Liga estão previstas sanções para jogadores que simulem faltas. No entanto, desde o célebre caso de Lisandro López e Yebda, no FC Porto-Benfica, em 2009, nenhum jogador foi suspenso por simular uma falta. Posto isto, fica a pergunta: será que nenhum jogador simulou penáltis desde 2009?

Nesta semana, na Liga Inglesa, Niasse poderá ser o primeiro a receber uma suspensão decorrente de um penálti simulado (apenas aconteceu a um jogador de escalões secundários). Será uma estreia na Liga Inglesa, mas, em Portugal, esta situação está há muito prevista.

Regulamento atual da Liga Portuguesa.

Artigo nº154

O jogador que provoque uma decisão errada da equipa de arbitragem por ter:

simulado de forma evidente falta inexistente que conduza à marcação de pontapé da marca de grande penalidade a favor da sua equipa e de modo a causar benefício para esta na atribuição final dos pontos em disputa;

(…)

é punido com a sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de um jogo e o máximo de três jogos e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 3 UC e o máximo de 13 UC; em caso de reincidência a sanção de suspensão será a fixar entre o mínimo de dois jogos e o máximo de quatro jogos.

Repetimos a pergunta: será que nenhum jogador simulou penáltis assinalados desde 2009? Nesse ano, segundo o Conselho Disciplinar, Lisandro López “tombou no relvado sem que tenha sofrido rasteira, fazendo com que a equipa de arbitragem assinalasse, erradamente, essa falta". 

Não inédito, mas também pouco habitual foi a atitude de Pedro Proença, árbitro desse jogo, que, citado pela Liga, assumiu o erro. “Depois de ver as imagens na televisão, [o árbitro] ficou com a ideia que, embora tenha estendido a perna, o jogador adversário não tocou no jogador arguido, e reconhece que, não obstante ter assinalado falta na convicção de ter existido uma rasteira que cortou um ataque prometedor, o contacto físico não existiu nem, por maioria de razão, a falta assinalada".

Depois disto, já Pablo Aimar, do Benfica, teve um processo semelhante, mas foi apenas multado, por a simulação não ter tido influência no resultado.

Bernardo Silva escapou

Voltando a Niasse, o jogador do Everton pode ser o alvo de uma medida disciplinar histórica na Liga Inglesa, que até poderia já não ser por causa de um… português. No final de outubro, Bernardo Silva, jogador do Manchester City, teve um processo semelhante, mas acabou por ser ilibado, depois de uma câmara ter evidenciado um toque do guarda-redes adversário no pé do internacional português.

Recorde o lance de Lisandro López,

o de Bernardo Silva

e o de Niasse, neste link Bancada.