Rúben Amorim continua em alta no Sporting e para o antigo capitão leonino Carlos Xavier a sua importância no clube de Alvalade é tal, por estes dias, que o ex-líder do balneário verde e branco não tem dúvidas em assumir que se lhe fosse dado a escolher entre ter Leo Messi, Cristiano Ronaldo ou Rúben Amorim, a escolha seria Rúben Amorim.
"O Rúben Amorim desde que chegou ao Sporting fez o Sporting evoluir e chegar a patamares que há muitos anos não acontecia e não conseguia", lembra Carlos Xavier, temendo que o clube de Alvalade possa sofrer consequências quando Rúben Amorim seguir para outro emblema.
"O meu receio e o meu medo é quando o Rúben Amorim sair do Sporting. Vai ser vendido, não vai ser despedido. Quem é que virá? Quem dará continuidade a este trabalho?", interroga o antigo capitão verde e branco.
Por isso, é que Carlos Xavier coloca Rúben Amorim num pedestal em Alvalade. "Se me dissessem assim: queres o Ronaldo? Queres o Messi? Não. Eu quero o Rúben Amorim por muitos e muitos anos", assinalou o antigo capitão verde e branco, em declarações na Sporting TV.
Por conseguinte, Carlos Xavier acredita que com o atual treinador o Sporting "vai crescer de ano para ano e vai lançar novos talentos", visto que o "trabalho está a ser bem conseguido e bem direcionado".
Contratato em março de 2020 ao SC Braga, Rúben Amorim já recheou o museu de Alvalade com quase todos os títulos nacionais possíveis.
Rúben Amorim já foi campeão nacional português, venceu duas edições da Taça da Liga e ainda uma Supertaça Cândido de Oliveira, sendo que poderá nesta temporada juntar a conquista da Taça de Portugal e o campeonato.
Nesta altura, o Sporting segue em luta com o FC Porto por estes dois objetivos, sendo que a vantagem é, nesta fase, dos dragões que têm mais seis pontos no campeonato e venceram no Estádio de Alvalade, em Lisboa, na primeira mão da meia-final da Prova Rainha.
Além disso, também a nível internacional o Sporting voltou a mostrar serviço com Rúben Amorim. Depois de uma época em que foi eliminado pelo LASK o leão voltou à Liga dos Campeões e passou a fase de grupos, superando o Borussia Dortmund, da Alemanha, e o Besiktas da Turquia.
Os sportinguistas acabaram por cair e dizer adeus à Liga dos Campeões nos oitavos de final quando tiveram de medir forças contra o Manchester City de Pep Guardiola. Depois de uma goleada sofrida em Alvalade, o Sporting empatou em Manchester.