Prolongamento
"Destilam veneno sobre o Fernando Santos. É feio. O 'tuga' não sabe dar valor"
2021-06-28 10:15:00
Fernando Mendes sai em defesa do selecionador nacional

A Seleção Nacional está fora do Campeonato da Europa e não vai conseguir revalidar o título conquistado há cinco anos, em Paris, na final contra a França decidida no prolongamento com um remate certeiro de Éder. Fernando Santos, o selecionador nacional, tem sido criticado pela forma como apresentou a turma lusa no Euro2020 mas Fernando Mendes, antigo internacional português, sai em defesa do técnico e diz que o direito à crítica existe mas há considerações com as quais não concorda.

"Não se pode criticar e arrasar as pessoas com problemas pessoais. Isso não se pode e é feio. Destilam veneno sobre o homem. Deviam colocar a mão na consciência. É feio. É feio o que fizeram, é feio mas é assim. O futebol, infelizmente, infelizmente, é assim", lamentou o antigo futebolista, acrescentando que "o que disseram sobre o Fernando Santos é sujo, é feio e é uma falta de caráter". "Isto não se faz. Não se faz a ninguém", lamentou.

Fernando Mendes refere que os portugueses são assim e "para a semana, temos uns três selecionadores, no mínimo, e adjuntos". Só que, para si, a continuidade de Fernando Santos deverá ser uma realidade, realçando que não está tudo mal na equipa das quinas.

"Agora já temos a responsabilidade, temos de ser campeões do Mundo, da Europa, ganhar tudo. Já há essa exigência máxima. Acho bem mas está tudo mal? De um momento para o outro, já está tudo mal? É o treinador que não presta, o outro que não devia estar cá e aquele não sei o quê", detalhou.

Em declarações na CMTV, Fernando Mendes lamentou ainda a forma como a crítica se vai fazendo ao longo dos tempos em Portugal e assinalou a aposta em João Palhinha para dar corpo ao pensamento a este respeito.

"Andaram com a bandeira de que o Palhinha tinha de jogar. O Palhinha jogou, agora, se calhar, é o culpado", ironizou Fernando Mendes, dizendo que a crítica faz parte do pensamento lusitano.

"Somos sempre do contra. Se mete é porque mete", comentou, compreendendo alguns reparos que são feitos ao jogo de Portugal e às opções de Fernando Santos.

"Há críticas que fazem, nas quais as pessoas têm razão. Temos obrigação de jogar mais mas já viram a campanha negra? Procura jornalistas nas redes sociais que estão a arrasar o homem e nem sabem dar um chuto na bola. Teorias? Vão lá para dentro e façam isto."

Fernando Mendes disse ainda que "antes do Europeu a Seleção era fantástica, agoro o selecionador não presta, o Cristiano Ronaldo só marca golos de penálti. Não pode ser." "O 'tuga' não sabe dar valor às coisas boas que temos", insistiu o ex-futebolista, dizendo ainda que jogou futebol mas, pelo que vê, está a ficar desatualizado. "cada vez percebo menos de bola e joguei".

Fernando Santos levou a Seleção Nacional, em 2016, à conquista do título europeu e selou aí a melhor classificação de sempre. Porém, cinco anos depois, conduziu a turma lusa a um dos piores registos da história em fases finais do Euro.