Portugal
"O Sporting não teme ninguém. Não me choca nada ter o Chelsea como investidor"
2023-06-07 09:40:00
"Aquele que tiver a clarividência e ousadia de se chegar à frente colherá os melhores louros", vaticina ex-dirigente

Os cofres dos clubes portugueses têm enfrentado cada vez mais dificuldades e procuram-se soluções para manter os emblemas como potências desportivas. Em Alvalade, há muito que se avaliam possibilidades e, recentemente, foi notícia em Inglaterra a possível entrada do Chelsea no capital da SAD verde e branca, coisa que o antigo dirigente Carlos Barbosa da Cruz até vê com bons olhos.

"Não me choca absolutamente nada ter o Chelsea como investidor de referência no Sporting, de certeza bem mais emblemático do que temos agora", indicou o advogado e ex-dirigente do clube verde e branco, deixando claro, contudo, que com ou sem investimento externo, o leão nada teme. "Em termos desportivos, de inovação e empreendedorismo, o Sporting não teme ninguém", afirmou.

Apesar disso, Carlos Barbosa da Cruz assinala, no jornal Record, que há "linhas vermelhas" que não devem ser ultrapassadas qualquer que seja o investidor externo que possa entrar na SAD do Sporting no futuro, seja ele mais imediato ou no longo prazo.

"Não me choca absolutamente nada ter o Chelsea como investidor de referência no Sporting"

Assim, o advogado estebelece as linhas que devem orientar essa possível entrada de um investidor. "Em primeiro lugar, preservação da identidade, controlo e autonomia de gestão", indicou o ex-dirigente dos leões, sustentando que há mais coisas a ter em conta neste processo.

"Em segundo lugar, a idoneidade do investidor e a licitude dos capitais", referiu Carlos Barbosa da Cruz, destacando ainda que, num terceiro ponto, é preciso acautelar que o investidor da SAD verde e branca mencione a "clareza do projeto e das vantagens da parceria".

Por outro lado, Carlos Barbosa da Cruz não se coibe de avisar o Sporting de que, em relação aos rivais, o leão poderá assumir a dianteira na entrada de um investidor externo, até porque nota que há vantagens em ser o primeiro.

"Aquele que tiver a clarividência e ousadia de se chegar à frente colherá os melhores louros", vaticinou Carlos Barbosa da Cruz, lembrando que foi essa mentalidade que guiou Portugal ao sucesso no passado com "os Descobrimentos".

O Sporting prepara-se para ajustar o plantel tendo em vista a nova temporada, até porque deverá perder uma das suas referências e precisa de fazer frente ao equilíbrio necessário das contas.

O uruguaio Manuel Ugarte está de saída de Alvalade e Rúben Amorim, juntamente com a administração verde e branca, vão procurar alternativas na academia do Sporting ou até mesmo no mercado de jogadores, com preferência pelo lote de opções na I Liga portuguesa.