Portugal
"Jogar à Porto é entrar na agressividade a roçar a violência"
2020-10-20 12:25:00
"Na casa deles já é normal 'atacarem' o quarto árbitro mas na nossa?", questiona Manuel Fernandes

Manuel Fernandes, histórica figura do Sporting, não se conforma com a arbitragem do jogo contra o FC Porto e acusa o árbitro e o VAR de permitirem aos jogadores do FC Porto um comportamento para lá do que é admissível.

"Jogar à Porto é entrar na agressividade a roçar a violência", criticou Manuel Fernandes, em declarações na Sporting TV, destacando que "há leis para se jogar futebol".

O ex-avançado verde e branco lamenta que as decisões tomadas pelas equipas de arbitragem sejam tomadas "sempre mais para uns que para outros" e "em caso de dúvida o Sporting seja sempre prejudicado".

Manuel Fernandes aproveitou ainda a presença no programa Raio X da Sporting TV para manifestar o seu descontemento com o comportamento dos dragões não apenas dentro de campo mas também fora dele, em Alvalade.

"Respeito muito a instituição do FC Porto", deixou claro, antes de criticar o comportamento dos elementos do banco de suplentes dos azuis e brancos, no embate do último sábado.

"Na casa deles já é normal 'atacarem' o quarto árbitro mas na nossa? Os delegados da Liga não podem permitir que eles pressionem o árbitro", revelou Manuel Fernandes, não percebendo a agitação no banco do FC Porto nos lances de dúvida.

Manuel Fernandes sustenta que "não podem brincar com o Sporting que é uma instituição muito grande" e criticou ainda Sérgio Conceição pelas declarações que teve no final do encontro.

O treinador dos dragões admitiu estar insatisfeito com o empate mas, porventura, o mesmo não aconteceria com os leões. "O Sporting deve estar contente, mas eu estou desiludido. Perdi dois pontos importantes", disse Conceição, criticando ainda a atitude dos seus jogadores.

Ora, Manuel Fernandes salienta que "os sportinguistas não ficam satisfeitos com empates em casa" e o que Sérgio Conceição disse foi de uma "falta de respeito com o Sporting".

Manuel Fernandes aproveitou ainda para lembrar que ficou por assinalar uma grande penalidade por falta de Zaidu sobre Pedro Gonçalves num lance que tem gerado muita polémica.

"É um penálti nítido. Quem jogou futebol sabe que quando estamos no ar qualquer toque é suficiente para criar um desiquilíbrio no adversário e até pode provocar uma lesão grave", referiu ainda Manuel Fernandes.

No mesmo programa, recorde-se, Miguel Braga, responsável pela comunicação do Sporting, teceu também duras críticas à arbitragem do clássico do último sábado, entre os leões e o FC Porto, que terminou com uma igualdade a duas bolas. 

Miguel Braga 'apontou o dedo' à dualidade de critérios, nomeadamente no que toca às decisões do VAR. 

"Lances destes [referência a uma entrada de Otávio sobre Coates] sem cartão amarelo é a tal dualidade de critérios que continua a imperar nos jogos do Sporting. (...) É impossível aos árbitros verem tudo, mas a figura do VAR - que é a que está em foco neste jogo - servirá para ajudar os árbitros. No caso da entrada do Zaidu sobre o Porro, como é que o VAR não disse nada no sentido da expulsão?", questionou.