Portugal
Estrela da Amadora vence União de Leiria e sobe à II Liga
2021-05-30 17:40:00
Emblema da Reboleira termina agrupamento de promoção com 11 pontos

O Estrela da Amadora garantiu hoje a subida à II Liga de futebol com uma vitória em casa da União de Leiria por 2-0, assumindo o avançado Paollo Madeira papel determinante.

O brasileiro foi sempre muito perigoso, mas, sobretudo, apontou os dois golos em momentos decisivos: logo nos primeiros segundos do encontro e também instantes antes do intervalo.

Com uma vitória justa em Leiria, a equipa da Amadora confirmou o primeiro lugar da Série Sul da 2.ª fase do Campeonato de Portugal, regressando às competições profissionais.

Mesmo afastado das contas da subida, o treinador da União de Leiria tinha prometido que a equipa ia dar o máximo para evitar assistir à festa do Estrela em casa. Mas logo no primeiro lance do jogo, a intenção começou a fracassar: lançamento longo da defesa para Paollo Madeira, o brasileiro dominou de cabeça e rematou forte para o fundo da baliza dos leirienses, colocando o Estrela na liderança aos 21 segundos.

Os visitantes começaram logo aí a festejar, celebrando com entusiasmo o golo que fixava a equipa no topo da classificação da série.

A União de Leiria ainda tentou alguma reação e criou um par de ocasiões de relativo perigo, mas o Estrela foi sempre mais eficaz na recuperação e na saída para o ataque.

Zé Pedro de cabeça, Paollo Madeira e Xavi em dois remates fortes que puserem à prova o guarda-redes da casa e Diogo Leitão numa tentativa ao lado ameaçaram dilatar a vantagem do Estrela, até que a primeira parte acabou como começou: hesitação da defesa de Leiria e Paollo Madeira aproveitou um ressalto para fazer o 2-0 com simplicidade.    

Com a vitória na mão, o Estrela ainda teve de suster a boa reentrada da União de Leiria após o intervalo, mas continuou sempre mais perigoso.

Aos 50 minutos, Paollo Madeira voltou a isolar-se frente a Fábio Ferreira, mas não conseguiu contornar o guarda-redes, e aos 60 um ‘chapéu’ de Luís Mota levou a bola à barra da baliza da União de Leiria.    

Pelo meio, aos 57 minutos, Afonso Caetano conseguiu espaço para rematar na área contrária, mas Filipe Leão manteve a baliza da Amadora sem golos.

A dez minutos do fim, a União ficou reduzida a dez unidades, por expulsão de Diego Galo, e jogo arrastou-se até ao apito final e à festa da equipa da Amadora no relvado de Leiria.

Jogo no Estádio Municipal de Leiria.

União de Leiria – Estrela da Amadora, 0-2.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Paollo Madeira, 01 minutos

0-2, Paollo Madeira, 45.

Equipas:

- União de Leiria: Fábio Ferreira, João Dias (Pedro Henriques, 70), Victor Massaia, Diego Galo, Kaká, Babanco, Afonso Caetano (Tiago Castro, 61), Andrézinho (Renato Alexandre, 61), Leandro Antunes (João Vítor, 89), Rui Gomes (Badará, 70) e João Paredes.

(Suplentes: Luís Rodrigues, Pedro Henriques, Renato Alexandre, João Vítor, Sunday Afolabi, Tiago Castro e Badará).

Treinador: Joel Sampaio.

- Estrela da Amadora: Filipe Leão, Sérgio Conceição, André Duarte, Zé Pedro, Edu Duarte, Filipe Gaspar (Yuran Fernandes, 75), Chapi Romano, Xavi (João Bonani, 89), Diogo Leitão (Leandro Tipote, 89), Luís Mota (Horácio Jau, 70) e Paollo Madeira (Telmo Watche, 89).

(Suplentes: Fábio Matos, Yuran Fernandes, Telmo Watche, Horácio Jau, Chidera, Leandro Tipote e João Bonani).

Treinador: Rui Santos.

Árbitro: Rui Soares (Santarém).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diego Galo (16 e 78), Edu Duarte (51), Vitor Massaia (73) e Yuran Fernandes (84). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Diego Galo (78).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.