Portugal
"Essugo é mais um diamante. É parecido com o Essien"
2022-12-09 12:55:00
Antigo treinador dos leões elogia forma como Rúben Amorim lança jogadores da formação

Dário Essugo já se estreou pela equipa principal do Sporting na época passada mas só agora começa a conquistar o seu espaço na equipa principal dos leões e a fasquia está alta, pelo menos a levar em conta as palavras do antigo treinador dos leões Tiago Fernandes que vê semelhanças na forma de jogar de Essugo com Essien.

Para o antigo treinador da equipa do Sporting, "Dário Essugo é um miúdo muito jovem, mais um diamante da formação" verde e branca que está a cumprir etapas para se afirmar no conjunto treinado por Rúben Amorim. "Penso que o Sporting ganhou um novo jogador, parecido com o Michael Essien, um jogador que é um poço de força no meio-campo", avaliou Tiago Fernandes.

O treinador, que além dos leões já orientou Estoril e Desportivo de Chaves, entre outros clubes, considera que Dário Essugo "é uma grande aposta de Rúben Amorim".

E neste cenário, explica Tiago Fernandes, Rúben Amorim é um treinador "que se sente feliz neste contexto e projeto, que permite que constantemente apareçam e cresçam miúdos, potenciados dentro deste sistema".

Além disso, "apesar de complexo, parece que explicado pelo treinador torna-se mais fácil e facilita o processo de integração destes jovens que vêm do futebol de formação", completa Tiago Fernandes, em artigo de opinião que assina no jornal A Bola.

O antigo técnico verde e branco sublinha também que a aposta de Rúben Amorim em Dário Essugo permite alargar o leque de opções para uma zona do terreno que perdeu alguns jogadores nesta época, com saídas, lesões e até chamadas ao Campeonato do Mundo.

"É uma nota de destaque o Sporting ter ganhado mais um médio-centro de muita qualidade que soube aproveitar na plenitude as ausências de Daniel Bragança, que está lesionado, e de Morita e Ugarte, de regresso após o Mundial", finalizou Tiago Fernandes.

O médio Dário Essugo tem 17 anos e foi muito elogiado também por Rúben Amorim após o jogo dos leões para a Taça da Liga contra o Rio Ave.

"Jogarem ou não depende mais deles do que do treinador. O Dário [Essugo] conseguiu fazer mais minutos com qualidade e ainda há o Mateus. Não digo que seja garantido, mas poderá ter oportunidade de sentir o que é começar um jogo com a equipa [contra o Marítimo]", estabeleceu o treinado Rúben Amorim, que desde que chegou a Alvalade tem promovido vários jovens jogadores da 'cantera' verde e branca.