Portugal
“Eram coisas que andavam afastadas do Sporting há muito tempo”
2024-05-06 10:45:00
Sporting tem de travar a euforia e começar a pensar na final da Taça de Portugal, avisa Fernando Mendes

É tempo de festa em Alvalade, com o Sporting a celebrar a conquista do 20.º título nacional. Porém, ainda é cedo para lançar foguetes, uma vez que o Sporting ainda tem mais um troféu para disputar.

No próximo dia 26 de maio, o Sporting vai ao Jamor para a final da Taça de Portugal. Do outro lado estará um FC Porto que precisa de um troféu para ‘salvar a época’.

O Sporting é campeão nacional, mas pode terminar a temporada 2023/24 com dois títulos. E Fernando Mendes, antigo jogador dos leões, alerta para a importância de criar uma ‘cultura de vitória’ em Alvalade.

“Temos dois jogos ainda, é importante manter a equipa a vencer. Depois vem a [final da] Taça de Portugal, que é difícil. O FC Porto não é uma equipa fácil e é o único troféu que eles podem vencer esta época”, realça o ex-internacional e conhecido adepto do Sporting.

O Sporting é campeão, mas não se pode achar que a época está ganha quando ainda há a possibilidade dos leões vencerem a Taça de Portugal.

“O que está ganho é o principal objetivo”, insiste Fernando Mendes: “É fácil manter isto? Não, não é. As pessoas pensam que isto agora vai ser sempre assim”.

“O Sporting conseguia uma Taça de vez em quando...”

O antigo jogador do Sporting, que passou também por FC Porto e Benfica (entre outros clubes), destaca o contexto especial desta nova conquista dos leões. Com o treinador Rúben Amorim, o Sporting ganhou seis troféus em menos de cinco épocas.

Portanto, o Sporting de Rúben Amorim voltou a ter uma cultura de vitórias. “Isso está a ser conseguido”, elogia Fernando Mendes. Agora, os rivais sabem que têm de contar com o Sporting até ao fim. “Isso eram coisas que andavam afastadas do Sporting há muito tempo”, reconhece Fernando Mendes, em declarações na CMTV durante os festejos leoninos no Marquês.

“Conseguia uma Taça de Portugal ou uma Taça da Liga de vez em quando, no campeonato era afastado muito cedo... E uma coisa que o Sporting conseguiu, nesta era com o Rúben Amorim, é estar presente nas fases das decisões em várias competições. Esteve na ‘final four’ da Taça da Liga, fez uma boa prestação na Liga Europa, lutou pelo campeonato até ao fim e está na final da Taça de Portugal”, reforça.

“Agora o importante é continuar a trabalhar e a ganhar. As vitórias dão alento e motivam. Muitas vezes, a equipa não está bem e os adeptos puxam. Isso foi conseguido esta temporada, mesmo a correr mal”, destaca o antigo lateral dos leões.

“Sporting precisa de mais jogadores, é evidente”

Pelas mesmas razões, o Sporting deve começar já a preparar a próxima temporada, avançando para reforços da mesma forma cirúrgica com que contratou jogadores como Gyokeres e Hjulmand.

“Isto vai ser cada vez mais exigente”, avisa Fernando Mendes: “O plantel do Sporting precisa de mais alguns jogadores, é evidente. Na época passada, andou muito tempo a dizer-se que o Sporting ‘só tinha o Paulinho’. A insistência no Gyokeres não foi por acaso. Se ele não viesse, se calhar não vinha mais ninguém”.

Por falar em Gyokeres, será que o sueco vai continuar em Alvalade? “Não é fácil levares com isto tudo em cima. Olha-se para o Gyokeres ou para o Hjulmand [nos festejos do título] e percebe-se que nunca viveram isto. Agora, se um clube chegar aqui e bater a cláusula...”.

“Infelizmente, os nossos clubes não têm capacidade para manter este tipo de jogadores. O dinheiro faz falta. Salvo erro, o Rúben Amorim já disse que vai ter que vender alguns para manter outros. E quem é que sai? Os melhores. E a equipa fica mais frágil”, conclui Fernando Mendes.