Portugal
"Crime penalizável com suspensão e multa, se sugerido por alguém do Benfica"
2021-04-26 16:20:00
Benfica reage com ironia aos recentes desenvolvimentos nos projetos de arbitragem da FPF

O Benfica reage com alguma ironia ao processo que levará a um intercâmbio de experiências entre árbitros portugueses e franceses nas respetivas competições de cada país, como foi avançado na passada semana. As águias notam que fizeram uma sugestão semelhante há um ano, depois de um jogo frente ao FC Porto, mas a dica encarnada acabou por merecer uma multa por parte dos organismos que tutelam a disciplina no campeonato. Um ano e alguns meses depois é, por isso, num tom sarcástico que o Benfica reage, pela voz do vice-presidente Sílvio Cervan.

"É crime penalizável com suspensão, multa e outras coisas, se sugerido por alguém ligado ao Benfica. Se for uma sugestão por outra pessoa ou individualidade é apenas um contributo intelectual para o amplo debate a fazer em Portugal", comentou Sílvio Cervan, em declarações na Benfica TV, certo de que para se analisar este ou outro processo será preciso perceber não o conteúdo da sugestão mas, sim, o sujeito da frase, nomeadamente se este for o clube da Luz liderado por Luís Filipe Vieira.

"Tem que ver com o sujeito e não com a substância da sugestão", declarou o dirigente encarnado, dizendo que as coisas são feitas assim, em Portugal, e por isso percebe as penalizações aplicadas no ano passado ao Benfica quando, após um embate no FC Porto, o clube lisboeta apelou a uma chamada de árbitros internacionais.

Na altura, num comunicado publicado no seu site oficial, sob o título “Arbitragem e VAR [videoárbitro] ao serviço da ‘competitividade do futebol português", o Benfica criticou o trabalho dos árbitros no clássico com o FC Porto, que terminou com o triunfo dos dragões, por 3-2.

“Face ao histórico das constantes insinuações, ameaças, coações, pressões e suspeitas sobre as equipas de arbitragem, como pudemos constatar ainda esta semana, por parte de diversos responsáveis do FC Porto e em nome da preservação da verdade desportiva, apelamos à Liga e à FPF que tomem as medidas adequadas e diligenciem no sentido de nomearem árbitros estrangeiros internacionais para todos os jogos do Benfica e FC Porto até ao final desta época”, pediu o clube lisboeta, na altura, coisa que não se verificaria.

Então, o Benfica criticava a atuação de Artur Soares Dias, dizendo que o trabalho do árbitro no clássico do Dragão merecia "a mais veemente das denúncias".

Um ano e alguns meses depois, a Federação Portuguesa de Futebol fez saber que juntamente com a Federação de Futebol de França vai promover um intercâmbio de árbitros.

“O nosso objetivo é oferecer aos árbitros as melhores condições que contribuam para a sua evolução, seja no âmbito da formação, do conhecimento, da tecnologia, mas também noutras dimensões”, disse o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, José Fontelas Gomes.

José Fontelas Gomes salientou ainda que este projeto “é muito importante para o crescimento dos nossos árbitros”, sendo acompanhado nesta iniciativa pelo homólogo francês.

“Desde há alguns anos, a federação francesa mobiliza recursos significativos com o objetivo de colocar os árbitros profissionais nas melhores condições em termos de preparação e desempenho”, referiu o diretor do departamento de arbitragem gaulês, Pascal Garibian.