Portugal
Após crítica de Octávio, Simões telefona para a CMTV e pede “respeito”
2020-10-26 10:30:00
Rumor desmentido em direto, com crítica: “Quem dá pontapés na bola não quer dizer que saiba comunicar”

António Simões entrou em direto no programa ‘Golos’, por telefone, neste domingo, para desmentir Octávio Machado, apontando o dedo ao comentador, quando este defendia a decisão de Jorge Jesus, que nomeou Otamendi como capitão do Benfica.

Octávio aludira a alegadas críticas de António Simões, figura histórica do clube da Luz, que não teria compreendido a decisão. E lembrara o exemplo de Simão Sabrosa, ex-jogador do Sporting que foi nomeado capitão encarnado quando António Simões era diretor-desportivo.

“Eles defendem que o capitão deve ser o jogador mais antigo. E o Simão? Sabem quem era o diretor desportivo quando o Simão Sabrosa foi capitão do Benfica? É fácil saber quem era… O Simão Sabrosa, sem ser o jogador mais antigo, foi capitão. E o diretor desportivo do Benfica, se tem a opinião que tem hoje [relativamente a Otamendi], deveria agora ter a mesma opinião”, começou por dizer Octávio Machado.

O comentador criticou António Simões, considerando que o antigo jogador do Benfica demonstra incoerência: “Deveria ter a mesma opinião nessa altura. Se hoje tem a opinião de que o jogador mais antigo é a referência, não poderia ter aceitado que o Simão Sabrosa fosse capitão. Como é que é possível isto? Só tinha a fazer uma coisa: demitia-se”.

António Simões, visado nesta crítica, entrou em direto com o programa, por telefone, para criticar Octávio e defender que nunca se manifestou, em momento algum, sobre a nomeação de Otamendi como um dos capitães do Benfica.

“Quero retificar que eu nunca fiz qualquer comentário, nenhum órgão de comunicação social falou comigo, nem eu falei com algum amigo, ou seja com quem for, sobre a decisão do Jorge Jesus em pôr o Otamendi como capitão do Benfica", enquadrou.

"Quem tem essa legitimidade é o treinador. O treinador é que sabe quem tem o perfil adequado para desempenhar essas funções. Desempenhei essas funções durante oito anos. Nem sequer me vou imiscuir nessa questão porque não me pertence a decisão”, prosseguiu.

“Historicamente o Benfica elegeu o capitão de equipa com os anos de casa”, esclareceu ainda António Simões. Mas o histórico futebolista do clube encarnado foi mais longe.

“É preciso ter cuidado, é preciso ter respeito. Não se deve ouvir toda a gente que, às vezes mal-intencionada, que gosta de aparecer, que gosta de ir para a televisão dizer disparates. Comigo não contem. Se eu quisesse estar na televisão nesses programas, eu estaria. A minha conduta foi sempre de respeito por todos aqueles que foram jogadores de futebol”, afirmou.

Para António Simões, estes espaços de comentário exigem rigor. O antigo futebolista, sem nunca citar o nome de Octávio Machado, deixa uma crítica no ar, numa alusão à presença de algumas pessoas em programas de comentário desportivo.

“Isso [estar na televisão] tem um acrescento de responsabilidade, porque se tornam gente conhecida que têm de saber o que dizem. Quem dá pontapés na bola não quer dizer que saiba comunicar. É preciso ter cuidado. Não mistures os pés com a cabeça. Quem fez isto foi maldoso. Eu nunca comentei quem deve ser o capitão do Benfica”, concluiu.

Certo é que Octávio Machado não se sentiu visado na crítica e até elogiou o esclarecimento de Simões. “Ainda bem que o Simões veio repor esta verdade. Assim, os benfiquistas não são enganados”, disse.

Octávio argumentou que não foi o autor desse rumor introduzido no debate pelo próprio e desmentido por António Simões.