Portugal
AF Porto anuncia medidas de apoio aos clubes e à formação
2021-04-14 19:40:00
Isenções nas inscrições e descontos nos prémios de seguro

Portugal continua em processo de desconfinamento e as competições desportivas não profissionais preparam-se para o regresso, agora com “novas obrigações e novas responsabilidades”, devido ao contexto pandémico. Perante este “momento atípico”, a Associação de Futebol do Porto anunciou uma série de medidas de apoio aos clubes e à formação.

“Sempre consciente da sua função, não apenas desportiva, mas também social, nunca a AF Porto deixou de tomar as medidas que considerou necessárias no momento em que se impunham. A retoma das competições, determinada pela Direção-Geral da Saúde [DGS], veio trazer um novo alento a todos os envolvidos no futebol e trazer novos desafios, mas também novas obrigações e novas responsabilidades que exigem medidas que vão de encontro ao momento atípico em que vivemos”, explicou o organismo.

Num comunicado de quatro pontos, a AF Porto informou que passa a ser obrigatória, “por determinação da DGS”, a realização de testes de despistagem da covid-19 “antes do regresso às atividades desportivas nos escalões de formação”, sendo “fortemente” recomendada a realização de “novos despistes em todos os escalões”.

Face ao momento difícil dos clubes em termos financeiros, a AF Porto “decidiu disponibilizar testes gratuitos” aos associados “com equipas inscritas na retoma competitiva dos escalões de formação”. Da mesma forma, “decidiu isentar do pagamento de inscrições todos os seus atletas”, como reconhecimento das “dificuldades financeiras e de tesouraria” que os associados atravessam.

Os clubes que já tenham pago as inscrições de atletas ficarão com “um crédito do seu valor a utilizar/descontar na próxima época de 2021/22”, referiu também o organismo. Ao nível dos seguros, os atletas dos escalões de formação “a inscrever de 17 de abril a 30 de abril pagarão 60 por cento do prémio”, com os atletas inscritos após essa data a pagar “40 por cento do prémio do respetivo escalão”.

“Quanto aos jogadores de formação já inscritos e que pagaram no início da época a totalidade do montante do prémio de seguro, a AF Porto está a efetuar todas as diligências possíveis junto da companhia de seguros no sentido de encontrar uma solução justa e equitativa para os associados, de modo a proteger os interesses de todos”, adiantou ainda o organismo, salientando que todas estas medidas, que “representam um esforço considerável” em termos financeiros, “terão efeitos imediatos e entram em vigor no momento em que seja possível a sua concretização”.