Portugal
Distritais de regresso e uma bela partida no Sousense-Maia
2021-05-09 22:30:00
Jogo da Divisão de Elite da AF Porto termina empatado

Os campeonatos distritais estão de regresso, passadas as medidas de restrição mais severas motivadas pela pandemia de covid-19, que levou à suspensão das modalidades não profissionais e dos escalões de formação, e o Bancada foi acompanhar uma partida, o Sousense-Maia, a contar para a primeira jornada da fase final da Série 1 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto.

O encontro, realizado no Estádio 1.º de Dezembro, terminou com o empate a um golo. Pedro Matos marcou para a equipa da casa, com Sakqeem a estabelecer a igualdade pelos lidadores.

Começou melhor o Sousense, com Joel Moura a assinar o primeiro remate com perigo, decorriam dez minutos do encontro. Os visitados mostravam algum ascendente, mas as demasiadas paragens que começaram a ocorrer acabaram por tornar essa superioridade inócua.

Aos 32 minutos, Pedro Matos colocou o Sousense em vantagem. A jogada merece destaque pela forma como foi desenhada, pelo lado direito, passando por quatro elementos sempre ao primeiro toque e culminando num remate de fora da área, que entrou encostado ao poste oposto.

O Sousense ainda fez mais um remate ameaçador antes do Maia Lidador criar o primeiro sinal de perigo, com Igor, de cabeça, a obrigar o guarda-redes da casa a defesa apertada.

Após esse aviso, os visitantes marcaram mesmo, aos 50 minutos, na sequência de um canto do lado esquerdo, finalizado por Sakqeem ao segundo poste.

O Sousense continuava a dominar o jogo, mas falhava no último terço. Ainda houve um remate perigoso, aos 56, por Joel, mas o encontro acabaria por ficar equilibrado, apesar de algum ascendente territorial dos visitados.

Nos últimos dez minutos, o jogo ficou mais partido, com o Maia Lidador a demonstrar alguma superioridade, ainda que durante pouco tempo.

Foi um jogo que merecia ter público nas bancadas, o que ainda não é permitido devido ao contexto pandémico, mas com as emoções ao rubro como se os adeptos lá estivessem. É bom voltar a ter futebol distrital.