Portugal
Eustáquio, o luso-canadiano que faz da qualidade do passe a arma letal
2018-11-15 18:00:00
O médio defensivo do GD Chaves foi lançado na I Liga por Luís Castro que o define como um jogador "com potencial"

Stephen Eustáquio, internacional de sub-21 do GD Chaves, surge como estando na agenda do Sporting para reforçar o plantel leonino na reabertura do mercado de inverno, numa altura em que Battaglia está lesionado até final da temporada e com a chegada do italiano Sturaro em suspenso. Ricardo Malafaia, que treinou Eustáquio no Leixões, na Segunda Liga, é da opinião que o médio defensivo português, de 22 anos, tem lugar nas quatro principais equipas do campeonato. "A juventude não é problema e Stephen Eustáquio é já um jogador maduro e que encaixava bem no atual plantel do Sporting. Eustáquio tem capacidade para jogar em duas posições do meio campo e por isso é valioso", disse o antigo técnico do jogador à Antena Um.

Luís Castro, que o treinou no GD Chaves durante a segunda volta do último campeonato e apadrinhou a estreia do jogador na I Liga, na deslocação da equipa flaviense ao terreno do Feirense, a 4 de fevereiro deste ano, falou dele no final desse jogo que terminou com o triunfo dos flavienses por 2-1. " [Eustáquio] tem qualidade de passe, é muito intenso, muito agressivo após a perda, liga bem a frente de ataque, posiciona-se muito bem para receber. Sinto potencial nele". Luís Castro começou por utilizar Eustáquio como 8, mas foi quando estabilizou na posição 6 que o jovem internacional português assomou todas as qualidades, terminando o campeonato com 80 por cento de passes longos certos, segundo dados revelados pelo Goal Point.

Nascido em Ontário, Canadá, Stephan Eustáquio, cedo regressou ao país natal dos pais, onde acabou por realizar a formação enquanto futebolista. Iniciou a carreira nos Nazarenos, passou algumas épocas na União de Leiria e terminou a formação no Torreense, clube que o lançou como sénior, no Campeonato de Portugal. As boas exibições no clube de Torres Vedras, onde esteve durante três temporadas, valeram-lhe a transferência para o Leixões, no arranque da temporada 2017/18. Eustáquio voltou a destacar-se em Matosinhos, na Segunda Liga, e apenas ficou meia temporada ao serviço do Leixões. Em janeiro de 2017, transferiu-se para o GD Chaves.

Desde então, Eustáquio somou um total de 25 jogos pelo emblema flaviense, tendo Luís Castro e Daniel Ramos como treinadores, e marcou dois golos. Esta época leva um golo apontado, ao FC Porto, no empate 1-1 no Estádio do Dragão, na partida a contar para a fase de grupos da Taça da Liga. O golo de estreia foi com o Boavista a 14 de abril no empate 3-3 no Estádio do Bessa.

Foi no clube de Matosinhos que, em 2017, Eustáquio foi chamado à seleção portuguesa para os jogos de qualificação do Europeu Sub-21 e desde então Rui Jorge nunca mais prescindiu da qualidade de passe de Stephen Eustáquio.