Prolongamento
O balanço estatístico da primeira volta da Liga Portuguesa [1/4]
João Pedro Cordeiro
2018-01-12 18:00:00
Terminada a primeira volta da Liga Portuguesa, o Bancada compilou um guia estatístico da competição até ao momento.

É com o FC Porto e o Estoril Praia nos extremos opostos da classificação que, 153 jogos depois, a Liga Portuguesa chegou ao final da primeira volta. Terminada a primeira metade do campeonato, é tempo de balanços e, para o Bancada, tempo de perceber quem são, até aqui, os líderes da Liga Portuguesa em 2017/18, seja em termos individuais, seja em termos coletivos. Desta forma, o Bancada definiu categorias e identificou os seus representantes máximos consultando diversas fontes especializadas em estatística futebolística, uma compilação que apresenta hoje. Possivelmente, naquele que é o guia estatístico mais completo da primeira volta da Liga Portuguesa.

Sabe, por exemplo, qual o jogador do campeonato português que mais desequilibra vindo do banco? Ou quem mais vezes salta dele? Ou até quem é o jogador mais vezes substituído ao longo da primeira volta? Qual a equipa que mais faltas precisa fazer para ver um cartão? Um que jogo se registou a assistência mais baixa? Talvez o guarda redes que mais grandes penalidades defendeu ou, até, o jogador que mais as desperdiçou?

As respostas estão todas aqui e não só. Mais, muito mais que isso. Assim, dividimos o nosso guia da primeira volta em três páginas para que não lhe falte nada e para que, no final do campeonato, se comparem números e se perceba quão diferente foi a segunda volta da primeira. Será este mais um ano em que o FC Porto vence o título nacional após ultrapassar a primeira volta como líder? Ou, tal como em 1999/00, o festejo final cairá para um dos rivais? Uma primeira volta que já Boavista, CD Aves, Estoril Praia, FC Paços de Ferreira e Moreirense trocar o seu treinador, com os pacenses a terminar a primeira volta sem treinador e a preparar a apresentação do terceiro técnico esta temporada. Conheça então o guia estatístico Bancada da primeira volta da Liga Portuguesa.

Sê o primeiro a comentar: