Portugal
Não interessa ter bola, mas, sim, saber usá-la. E a sexta jornada confirmou-o
2017-09-19 19:35:00
Última jornada da Liga viu seis equipas serem derrotadas com mais posse de bola que os adversários

Nos nove jogos disputados na sexta jornada da Liga portuguesa não houve empates e das nove equipas que não levaram pontos para casa, seis até tiveram mais posse de bola que o adversário. Números que ainda não se tinham registada esta temporada – o máximo anterior aconteceu na quarta jornada, com quatro equipa derrotadas com mais posse de bola – e que prova a máximo de que não interessa ter muita posse de bola, mas, sim, saber utilizá-la.

Tanto Vitória de Setúbal, como Aves, Benfica, Estoril-Praia, Rio Ave e Feirense conseguiram ter significativamente mais bola que os adversários, mas isso não foi suficiente para a conquista dos três pontos. Apenas Sporting, que foi a equipa com maior posse de bola da jornada (64 por cento), SC Braga e GD Chaves juntaram a posse da bola ao triunfo, segundo os dados disponíveis no site da Liga.

Na quinta jornada apenas três equipas perderam tendo mais posse de bola. Na quarta, o tal máximo anterior de quarto equipas derrotadas. Tanto na terceira jornada como na primeira apenas duas equipas perderam nessa situação. O mínimo registou-se à segunda jornada, com apenas um perdedor com domínio na posse de bola, o Vitória de Guimarães que perdeu no Estoril e por 3-0.

O caso mais díspar desta jornada foi mesmo o do Benfica, que perdeu no Bessa com 62 por cento de posse de bola. Contudo, o pragmatismo e a eficácia estiveram do lado dos axadrezados. Curiosamente, o Benfica é a única equipa da Liga que teve sempre mais posse de bola que os adversários, mesmo nas deslocações a Chaves e a Vila do Conde, embora isso de pouco tenha valido às águias, já a cinco pontos dos rivais na tabela, o que dá novamente razão ao dito sobre a posse de bola.

Foi, precisamente, frente ao Rio Ave, nesta jornada, que o FC Porto ficou pela primeira vez em inferioridade no que diz respeito à posse de bola. O Sporting só por uma vez também teve menos bola que o adversário em seis jornadas. E, curiosamente, foi na deslocação a Guimarães, onde alcançou a maior vitória da temporada, por 5-0, frente ao Vitória. Haverá prova maior que esse jogo para dar sentido à ideia apresentada aqui inicialmente?

Posse de bola na sexta jornada:

FC Paços de Ferreira, 44% Vitória de Setúbal, 56% (1-0)

Marítimo, 45% Aves, 55% (2-1)

Boavista, 38%, Benfica (62%) (2-1)

Sporting, 64%, CD Tondela, 36%, (2-0)

Belenenses, 41% Estoril-Praia, 59% (2-1)

Rio Ave, 58% FC Porto, 42% (1-2)

SC Braga, 55% Vitória de Guimarães, 45% (2-1)

Portimonense, 46% Feirense, 54% (2-1)

GD Chaves, 57% Moreirense, 43% (3-0)