Grande Futebol
Vídeo: Stoichkov chora na televisão a comentar insultos racistas
2019-10-16 13:40:00
Lenda búlgara sente vergonha pelos atos de alguns adeptos no jogo diante da Inglaterra

Hristo Stoichkov não conteve as lágrimas num comentário aos episódios racistas que ocorreram no jogo Bulgária-Inglaterra, de qualificação para o Euro2020.

O antigo futebolista que se notabilizou no Barcelona participava num programa de televisão da estação mexicana TUDN. E mostrou-se indignado com os autores dos insultos.

“Claro que me provoca tristeza. A solução é encerrar as portas do estádio. Ou uma sanção ainda mais dura, como ocorreu em Inglaterra: cinco anos fora das competições”, disse.

“Não é justo que as pessoas estejam a sofrer com isto”, acrescentou, emocionando-se.

Eis as imagens:

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por TUDN USA (@tudnusa) a

O jogo de segunda-feira ficou marcado pelos persistentes insultos de adeptos búlgaros a vários jogadores ingleses, entre eles Tyrone Mings, que levaram o árbitro a interromper duas vezes o encontro.

A UEFA anunciou a abertura de um processo disciplinar contra a Bulgária, um dia depois do jogo de Sófia, contra a Inglaterra, marcado por saudações nazis e cânticos racistas dirigidos aos jogadores negros da seleção britânica.

Entretanto, a FIFA também fez saber que poderá estender as eventuais sanções a nível global, caso o organismo europeu opte por castigar a federação búlgara.

O processo foi aberto pela comissão de disciplina por "comportamento racista" e tem por base o que foram considerados "cânticos e saudações nazis", além de arremesso de objetos e outras situações irregulares no jogo de qualificação para o Euro2020, em que os ingleses golearam por 6-0.