Grande Futebol
Vem aí o primeiro 'Clásico' sem Ronaldo ou Messi em mais de dez anos
2018-10-25 18:30:00
O clássico entre FC Barcelona e Real Madrid, de domingo, vai ser o primeiro em mais de dez anos sem Ronaldo, nem Messi.

‘El Clásico’ espanhol está mais pobre do que nunca. Cristiano Ronaldo foi embora e Messi está de fora por lesão, ou seja, nenhum dos dois principais protagonistas do futebol mundial irá estar presente na receção do FC Barcelona ao Real Madrid, marcada para domingo (15h15), a contar para a décima jornada da Liga Espanhola. Faz ideia de quando teve lugar o último confronto entre os maiores rivais do país vizinho sem nenhum dos craques acima referidos? Foi a 23 de dezembro de 2007, em Camp Nou, jogo no qual os merengues venceram por 1-0, com golo de Júlio Baptista. Nessa altura, ainda Ronaldo jogava no Manchester United.

A verdade é que Ronaldo pode até vir a não disputar mais nenhum clássico espanhol na carreira, tendo em conta a saída para a Juventus neste verão, mas o internacional português deixou um legado único no que diz respeito ao principal confronto do país vizinho. Com a camisola do Real Madrid, foram 30 os encontros diante do Barcelona realizados por Ronaldo, nos quais o português conseguiu marcar 18 golos, números assinaláveis para a dimensão da partida. No entanto, os resultados coletivos foram piores do que os individuais para CR7: nove vitórias, nove empates e 15 derrotas frente aos catalães pelos merengues.

Messi, por seu turno, também apresenta um registo bastante proveitoso no clássico espanhol, mas no caso do argentino isso também acontece no que diz respeito a nível coletivo. É por aí que começamos. A ‘Pulga’ já defrontou o Real Madrid em 38 jogos na carreira e venceu 17 deles, com nove igualdades e 12 desaires pelo meio. Relativamente a performance individual, Messi já marcou um total de 26 golos nos confrontos com os merengues. No entanto, o sul-americano não poderá dar o seu contributo aos catalães no domingo, devido a lesão. Messi sofreu uma fratura no osso radial do braço direito, diante do Sevilha FC, e deve ficar de fora dos relvados durante cerca de três semanas, aponta a imprensa do país vizinho.

A questão que fica: ainda vale assim tanto a pena ver o clássico entre Barcelona e Real Madrid. O ‘sim’ parece ser mesmo a resposta mais correta. É que o duelo deste fim de semana, embora ainda numa fase muito precoce da temporada, pode vir a ter papel fulcral para o desfecho do campeonato. É que, em caso de vitória, o Barça pode deixar os merengues a sete pontos de distância e continuar com a liderança isolada da tabela classificativa. Como ingrediente para o clássico, o Barcelona segue numa série de dois triunfos consecutivos e cinco encontros sem perder, ao passo que o Real Madrid voltou recentemente às vitórias, na Liga dos Campeões, depois de três derrotas seguidas e cinco partidas sem ganhar. De um lado há nomes como Suárez, Coutinho, Dembélé, Rakitic e Arthur a aparecer a todo o gás, enquanto do outro há Bale, Benzema, Isco, Modric, Kroos e Sergio Ramos. Quem irá prevalecer naquele que ainda é o clássico dos clássicos do futebol mundial?