Grande Futebol
Premier League parada até 3 de abril face ao Covid-19
2020-03-13 11:35:00
Liga inglesa toma medida para tentar travar vírus

A Liga inglesa de futebol vai parar até 3 de abril, devido à pandemia do Covid-19, com o cenário a colocar-se após os casos positivos do treinador Mikel Arteta (Arsenal) e do futebolista Callum Hudson-Odoi (Chelsea).

"No seguimento de uma reunião hoje com os associados, foi decidido de forma unânime suspender a 'Premier League', com a intenção de regressar em 04 de abril, hipótese a avaliar com conselho médico e condições verificadas no momento", refere em comunicado a Liga inglesa.

A decisão de parar a ‘Premier League’ acontece à semelhança do que foi decidido em Portugal, França, Itália e Espanha, cujas campeonatos estão suspensos face à pandemia que teve origem na China e propagou-se pela Europa.

As competições a parar incluem também, além dos campeonatos profissionais, os jogos da Taça e da Liga feminina.

Já hoje, também em Inglaterra, o Chelsea anunciou o primeiro caso num futebolista e o Everton comunicou que o plantel principal, do qual faz parte o internacional português André Gomes, também está em quarentena, depois de um jogador apresentar sintomas.

“A medida [quarentena] foi tomada depois de um jogador da primeira equipa apresentar sintomas condizentes com o novo coronavírus. O clube está em contacto regular com o jogador e a monitorar o bem-estar do plantel e ‘staff’”, refere o Everton, sem identificar o futebolista em questão.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.