Grande Futebol
Baghdad Bounedjah, o bombardeiro de Jesualdo que envergonha Ronaldo e Messi
2018-12-09 11:00:00
No Mundo do futebol atual, ninguém marca tantos golos como Baghdad Bounedjah.

No Mundo do futebol atual ninguém marca golos como Baghdad Bounedjah, o bombardeiro de Jesualdo Ferreira que envergonha Ronaldo e Messi. Se o Al Saad, equipa catari orientada por Jesualdo Ferreira é somente segunda classificada na Stars League do Catar, em nada isso se deve a Baghdad Bounedjah. O avançado argelino de 27 anos é o principal responsável para que o Al Saad seja de (muito) longe o melhor ataque da liga do Catar esta temporada, contribuindo com uns incríveis 26 golos para o total da equipa de Jesualdo no campeonato: 58. Um registo ainda mais incrível e impressionante se o contextualizarmos. Por esta altura, no campeonato catari, estão decorridas... treze jornadas.

Pelo Catar ninguém pára Baghdad Bounedjah e a Europa já tem os olhos postos no bombardeiro argelino de Jesualdo Ferreira. Ao longo dos últimos têm sido fortes os rumores do interesse de clubes europeus no avançado internacional pela Argélia, em especial, por parte do Leeds United, histórico clube inglês que milita por esta altura na segunda divisão do país. Não surpreende. Em treze jogos, Baghdad Bounedjah leva já uns incríveis 26 golos para uma média de um golo a cada 45 minutos disputados, registo que envergonha qualquer um dos maiores goleadores da atualidade, e até de toda a história do futebol.

Baghdad Bounedjah tem estado absolutamente imparável esta temporada e só em duas jornadas da liga catari não fez o gosto ao pé. Em agosto, por ocasião da segunda jornada da liga do Catar, o colega de equipa de Xavi Hernández foi mesmo autor de sete golos no mesmo jogo na goleada do Al-Saad ao Al-Arabi por dez a um, tendo feito mais três hat tricks ao longo da temporada até agora e ainda três bis. Registos avassaladores que fazem de Baghdad Bounedjah o melhor marcador da temporada a nível Mundial com mais oito golos do que o segundo classificado de tal lista, o colega de equipa, Akram Afif. Na verdade, por esta altura, os três melhores marcadores da Stars League são jogadores de Jesualdo Ferreira com o último lugar do pódio a pertencer a Al-Haydos, este, porém, com "apenas" cinco golos marcados.

Com 2018 a terminar, o mais provável é que Baghdad Bounedjah se sagre mesmo o melhor marcador do futebol mundial neste ano civil. O avançado do Al Saad lidera a lista por esta altura com mais um golo do que Jhon Cifuente, avançado equatoriano de 26 anos que alinha ao serviço da Universidad Católica do seu país, seguido de Diogo (Buriram United), Dave Turpel (Dudelange) e de... Cristiano Ronaldo. Com 32 golos marcados em 2018, Cristiano Ronaldo é por esta altura o quinto melhor marcador do futebol Mundial no ano civil de 2018 - excluindo os golos marcados por seleções nacionais.

Os registos avassaladores de Baghdad Bounedjah não são de agora. O avançado internacional pela Argélia em vinte ocasiões (com sete golos marcados) e que em 2016 defrontou Portugal ao serviço da seleção olímpica do seu país, leva agora três temporadas consecutivas a marcar mais de 25 golos na mesma época, depois dos 27 em 2016/17 e dos 25 na temporada seguinte, sempre ao serviço do Al Saad que representa desde 2015 oriundo dos tunisinos do Etoile du Sahel, para onde seguiu após sair do seu país.

Formado nas escolas do USM El Harrach, Baghdad Bounedjah nunca jogou na Europa, mas a viagem para o velho continente poderá estar para breve, numa história que de certa forma faz recordar o trajecto de Islam Slimani. Segundo a imprensa inglesa, o Leeds United tem estado empenhado em contar com os serviços do avançado argelino, tendo feito chegar uma proposta ao Al Saad - incrivelmente fala-se em valores na ordem dos 15 milhões de Euros - rejeitada pelo jogador já que este pretende auferir um salário semelhante ao que recebe atualmente na Liga Catari, sendo também o Lille OSC e o Olympique Marselha dois dos clubes interessados no bombardeiro de Jesualdo segundo rumores surgidos na imprensa francesa.

Se ainda restarem algum tipo de dúvidas relacionadas com a capacidade goleadora de Baghdad Bounedjah, queira saber que não é só a nível local que o avançado argelino marca a diferença. Em 2018 foi mesmo o melhor marcador da Liga dos Campeões Asiática com 13 golos marcados, tornando-se no primeiro jogador argelino a conseguir o feito e o primeiro jogador de um clube catari a fazê-lo, também. Um registo que igualou o registo histórico da competição estabelecido por Muriqui em 2013 ao serviço do Guangzhou Evergrande.

Em 2018 e no futebol mundial atual ninguém marca golos como Baghdad Bounedjah, o bombardeiro argelino de Jesualdo Ferreira cujos registos goleadores envergonham Ronaldo e Messi. Quer mais um dado? Em apenas 13 jogos disputados na Liga do Catar, o registo máximo de golos marcados já foi ultrapassado por Baghdad Bounedjah. Pertencia a Clemerson de Araújo que em 2008 colocou a fasquia nos 27 golos. No mínimo impressionante.