Grande Futebol
Dumfries disse aos colegas que ia chegar à seleção e eles "partiram-se" a rir
2018-10-15 11:00:00
A ascensão meteórica de um jovem que há bem pouco tempo jogava nos escalões amadores e jogava pela seleção de Aruba

Há quatro anos alinhava nas divisões amadoras da Holanda e jogava pela seleção de Aruba, país onde nasceram os seus pais. No sábado, estreou-se pela seleção principal da Holanda na vitória frente à Alemanha. Esta é a história de Denzel Dumfries, o rapaz que um dia disse aos colegas do BVV Barendrecht que tinha acabado de rejeitar nova convocatória do selecionador de Aruba porque queria vestir a camisola laranja da Holanda e eles... "partiram-se" a rir.

Quem diria, há quatro, que a carreira do jovem Denzel Dumfries iria tomar o caminho que tomou. O caminho que o levou a estrear-se pela seleção holandesa no encontro com a congénere da Alemanha para a Liga das Nações. É reconhecido o hábito holandês de promover jovens jogadores à seleção principal. Lá para aqueles lados a qualidade não tem idade, que o diga Dumfries.

Em 2014 jogava nos amadores do BVV Barendrecht, das divisões inferiores do futebol holandês, quando recebeu a convocatória para representar a seleção de Aruba, país onde nasceram os pais de Dumfries. Era a terceira vez que o jovem lateral era chamado para representar aquela seleção. Tinha já dois jogos particulares realizados e até tinha já marcado um golo. Mas naquele dia disse que não.

"Todos os meus colegas do Barendrecht se riram de mim", revelou Dumfries, em entrevista ao "NOS". O jovem tinha acabado de rejeitar a convocatória e justificou a nega com o desejo de representar a seleção principal holandesa. "É verdade. Eu disse que queria jogar pela Holanda. Eles riram-se muito, mas eu tinha a certeza que chegaria a ser jogador profissional", disse o jogador de 22 anos.

Depois de ter dado nas vistas nos escalões amadores, Dumfries assinou contrato com o Sparta Rotterdam, clube da sua cidade natal que militava na segunda divisão holandesa e com o qual conseguiu a promoção ao escalão principal do futebol holandês no final da temporada 2015/16. A temporada seguinte foi a de estreia na Eredivisie para Dumfries e em 2017/18 assinou contrato com o Heerenveen. Daí até ao PSV Eindhoven foi um piscar de olhos.

Esta temporada, a de estreia no PSV, Denzel Dumfries tem sido habitual titular numa equipa que lidera a classificação da Eredivisie de forma destacada.

A ascensão meteórica de Denzel Dumfries conheceu novo episódio no passado sábado aquando da sua estreia pela seleção holandesa diante da Alemanha e partida a contar para a Liga das Nações. Nem o céu parece ser o limite para este jovem.