Prolongamento
"Grandes cada vez maiores. Até que ponto VAR conduz a resultados destes?"
2021-11-15 10:20:00
Jesualdo lança dado para reflexão sobre diferença pontual

FC Porto, Sporting e Benfica têm dominado o campeonato desde o começo, desperdiçando poucos pontos e mantendo uma luta intensa e muito equilibrada entre si na busca do título, acabando por 'cavar' uma diferença significativa em relação aos outros emblemas que disputam a I Liga de futebol nacional. Para Jesualdo Ferreira, antigo treinador de águias, dragões, leões mas também de emblemas como o Boavista e o SC Braga, é possível fazer-se uma leitura muito clara e objetiva a este respeito. 

"A resposta mais óbvia é que os grandes estão mais fortes e os restantes mais fracos", analisou o professor que, apesar de atualmente não estar a treinar, continua bem atento ao futebol nacional. "FC Porto e Sporting ganharam nove jogos e perderam quatro pontos em onze jogos, o que é assinalável. O Benfica, com uma derrota e um empate, tem também nove triunfos, mas menos um ponto".

Jesualdo Ferreira entende que o nível de competitividade "baixou" na I Lig, acabando por ter reflexos na forma como os ditos 'três grandes' conseguem capitalizar vantagens e distâncias na frente para o resto do 'pelotão'.

Aliás, na análise que faz ao comportamento das equipas do campeonato português, até agora, Jesualdo Ferreira admite que até o SC Braga "deixou de estar ao nível em que estava" nos anos mais recentes.

Em declarações ao jornal A Bola, Jesualdo Ferreira indicou ainda que prevê que a distância dos clubes da frente para os restantes acabará por ser cada vez maior não apenas em Portugal mas também por fora.

"Na Premier League tem havido muito equilíbrio, mas acredito que, em breve, possa acontecer o que tem acontecido: 20 ou mais pontos entre o líder e o sétimo, por exemplo".

Experiente figura do futebol, Jesualdo Ferreira, que além de treinar clubes quer em Portugal quer no estrangeiro, também desenvolveu a sua carreira ao nível de seleções, avisa ainda que a introdução da tecnologia de videoárbitro poderá ter ajudado a 'cavar' a distância pontual. É, de resto, uma reflexão que gostaria que fosse feita.

"Até que ponto a introdução do VAR conduz a resultados destes, com os grandes cada vez maiores? Não sei, é uma hipótese que lanço", desafiou Jesualdo Ferreira.

Em relação à I Liga portuguesa, importa destacar que o quarto classificado, o Estoril, tem já oito pontos de diferença para o Benfica, terceiro classificado. FC Porto e Sporting, com 29 pontos, vão liderando o principal campeonato português.