Prolongamento
Benfica teria lista secreta de celebridades com acesso especial na Luz
2020-10-30 11:25:00
Revista Sábado revela que estas figuras eram da política, da justiça e não só

A revista Sábado revela uma lista com nomes de personalidades da política à justiça portuguesa que, alegadamente, tinham acesso privilegiado aos jogos do Benfica.

Na lista constam 89 figuras da sociedade nacional que teriam acesso especial para assistirem a encontros no Estádio da Luz e nas deslocações dos encarnados ao estrangeiro.

Conta a Sábado que a validação dos convites era feita por Domingos Soares Oliveira (CEO da SAD encarnada) que, em caso de dúvida, consultava Luís Filipe Vieira, uma vez que a última palavra era dada pelo presidente como figura máxima da cúpula benfiquista.

A referida revista explica que eram dezenas os pedidos que chegavam a Ana Paula Godinho, responsável de relações públicas do Benfica, que encaminhava a informação para Domingos Soares Oliveira.

De todas as figuras que alegadamente faziam pedidos ou recebiam convites para jogos do Benfica, são as idas de magistrados para a tribuna da Luz que levantam maiores dúvidas à Sábado, que dá o exemplo de um jogo entre Benfica e Moreirense, em 2016, que terá contado com 11 magistrados em local especial do anfiteatro benfiquista.

Entre os magistrados, revela a Sábado, estava Rui Rangel, conhecido adepto do Benfica, ex-candidato à presidência encarnada e antigo juiz desembargador.

A Sábado destaca ainda a presença frequente de António Costa, também ele um conhecido adepto do Benfica, nos jogos das águias já desde os tempos em que era presidente da Câmara de Lisboa e é feita referência a pedidos de Costa para convites para o filho.

A referida revista salienta ainda que o Benfica enviava convites a celebridades da vida portuguesa através de uma "carta misteriosa" que era, segundo conta a Sábado, intitulada de algo como "uma carta que vai gostar de ler". E no interior estariam os convites para a bola.

As alegadas ligações entre algumas figuras da justiça e o mundo do futebol têm sido investigadas nos últimos tempos e têm dado que falar na sociedade portuguesa.

A Sábado explica que os nomes das personalidades "constam de um apenso da Operação Lex" que terá desaparecido a meio da investigação, tendo aparecido depois por via de uma "cópia pirata" que um inspetor da Polícia Judiciária fez.

No caso Lex a investigação centrou-se na atividade desenvolvida por três juízes desembargadores do Tribunal da Relação de Lisboa - Rui Rangel, Fátima Galante e Luis Vaz das Neves - que, segundo a acusação, utilizaram as suas funções para obterem vantagens indevidas, para si ou para terceiros, que dissimularam.

O caso Lex conta com 17 acusados e, além dos dois juízes desembargadores, está também a magistrada Fátima Galante, o presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira, dois advogados, um oficial de justiça e o empresário ligado ao futebol José Veiga.