Portugal
Xadas: O reforço 'caseiro' em busca de afirmação na Pedreira
2017-06-13 23:00:00
O jovem médio tem lugar no plantel do SC Braga e Emílio Peixe destacou as características de Xadas ao 'Bancada'

Bruno Xadas tem vindo a revelar-se como um talento emergente no futebol português e parte para a próxima época com lugar garantido no plantel do SC Braga. Quem o afirma é o próprio presidente dos minhotos, António Salvador, que já salientou que o jovem médio de 19 anos é um dos “grandes reforços” dos bracarenses para a temporada que se aproxima. Quem tem tido papel fulcral no desenvolvimento de Xadas é o selecionador dos Sub-20 portugueses, Emílio Peixe, que acredita que o jogador “tem tudo para fazer uma carreira ao mais alto nível”, segundo referiu o próprio ao Bancada.

Passou pelas camadas jovens de FC Porto e Sanjoanense, mas foi no SC Braga que completou a formação. Xadas fez em 2016/17 a estreia pela equipa principal dos arsenalistas, ao alinhar em quatro partidas na reta final da temporada. Após uma época praticamente completa no conjunto secundário, Xadas - cujo talento foi recentemente reconhecido por Pablo Aimar, em entrevista à FIFA – prepara-se para permanecer em definitivo entre a elite do futebol português.

Terminada a participação de Portugal no Mundial Sub-20, Xadas foi um dos principais destaques da turma das quinas na competição. O médio alinhou em todos os cinco compromissos (eliminação nos quartos de final, contra o Uruguai) da Seleção Nacional na prova e apontou dois golos fundamentais para o triunfo por 3-1 diante da Coreia do Sul, nos oitavos de final. O selecionador Emílio Peixe deu-lhe a condição de titular e explicou ao Bancada a curva evolutiva que Xadas tem vindo a conhecer na fase recente da carreira.

“Daquele que é o trabalho dele neste grupo, foi um jogador que veio em crescendo. No último ano, quer ao nível de clube, quer de seleção, teve uma evolução muito acentuada, muito positiva. Destacou-se neste último contexto competitivo que foi o Mundial Sub-20 e é um jogador que, a meu ver, tem tudo para fazer uma carreira muito boa”, salientou Emílio Peixe em conversa com o Bancada.

Qualidade técnica, interpretação do jogo e humildade

A evolução que Xadas tem vindo a estabelecer no seu futebol, é pautada por várias características que potenciam o valor do jovem de 20 anos. “É daqueles jogadores que têm algo de diferente e muitas das vezes chama a atenção face à sua inteligência de jogo e sobretudo às decisões que toma durante a partida, que são quase todas elas acertadas”, considerou o selecionador dos Sub-20 portugueses.

O jogador do SC Braga tem, no momento ofensivo, as suas principais armas, mas não descura também do processo defensivo dentro das quatro linhas. “É um jogador que interpreta muito bem o jogo, quer do ponto de vista individual, quer do ponto de vista coletivo. É muito evoluído tecnicamente e tem uma característica muito importante: ajuda também muito a equipa em termos defensivos.”

Ainda assim, de acordo com Emílio Peixe, não é somente ao nível desportivo que Xadas se destaca com conotação positiva. “Sob o ponto de vista do ser humano, é uma pessoa que interage muito bem com todos os colegas, todo o grupo, extremamente humilde, que procura permanentemente ouvir tudo aquilo que lhe é pedido no sentido de crescer e aprender. É um miúdo muito atento, mas sobretudo destaco a grande humildade e o ser humano que ele é”, reiterou ao Bancada o timoneiro da jovem turma das quinas.

Ponto forte: jogar pelo centro ou nas alas?

No decorrer do Mundial Sub-20, Xadas foi o principal municiador do processo atacante da Seleção portuguesa, a atuar sobre o centro do terreno no meio-campo ofensivo. Não obstante, o jovem de 20 anos também já fez alguma parte da curta carreira a jogar pelas alas, ainda que Emílio Peixe veja o jogador do SC Braga como um proclamado ‘número dez’.

"Nós [responsáveis da seleção sub-20] vemos o Xadas como um jogador de decisão, que acelera o jogo, que procura espaços entre setores e linhas. No espaço interior, é um jogador muito forte, permanentemente orienta o primeiro toque na bola sempre para a frente, na procura da grande objetividade ofensiva, de procurar decidir com o último passe e tem também uma boa meia distância", atestou Emílio Peixe.

O timoneiro da jovem Seleção Nacional não descura, no entanto, a capacidade de Xadas a atuar em zonas exteriores, não obstante a primazia pela sua utilização sobre o centro do terreno. “Ainda assim, também igualmente se destaca pela capacidade de interpretação do jogo e pela inteligência e qualidade que tem, quer jogando por fora, quer jogando por dentro. Mas, olhamos para ele como um jogador para atuar mais pelo centro do terreno e tem sido aí que ele tem evoluído no contexto de Seleção”, concluiu o selecionador dos Sub-20 portugueses.