Portugal
Lumor: ultrapassar a desconfiança de Jesus com um sorriso
2018-02-02 16:15:00
Jogador ganês já esteve no FC Porto e foi titular por onde passou.

Potência, propensão ofensiva e cruzamentos perigosos. Em traços gerais, é isto que vale Lumor, o novo reforço do Sporting, explicado por quem o conhece bem. Mas temos mais. Até uns episódios que deixaram o ganês confuso e com medo de cair. Já lá vamos. 

Se não fosse Jorge Jesus, a aquisição de Lumor, possivelmente, não seria tão falada. O treinador do Sporting criou alguma polémica na forma como explicou a opção pelo ex-lateral do Portimonense. "Capacidade financeira para ir buscar daqueles 'mais ou menos' não há. Tivemos de recorrer ao mercado nacional [pausa e risos]. Não quero dizer o que ia a dizer. Recorremos aos jogadores que temos possibilidades de contratar".  

Com base nesta aparente desvalorização de Lumor – patente até na ausência do jogador na lista de inscritos na Liga Europa –, quisemos perceber: quem é o que vale, então, o jogador ganês? 

O homem do sorriso 

André Carvalhas, ex-colega de Lumor, em Portimão, explica, ao Bancada, que o ganês "é um miúdo trabalhador" e que, em campo, "é voluntarioso: está sempre a puxar a malta para cima, quando falham". 

Como é que se define Lumor numa palavra? "Sorriso. Está sempre com um sorriso nos lábios. Sempre a rir. Nada está mal, para ele", apresenta-nos André Carvalhas. 

Então e de futebol, não se fala? Fala-se, claro. Diz-nos lá quem é o lateral Lumor, André. "É um jogador rápido, com potência e com propensão para o ataque. Chega com facilidade à linha, para tirar cruzamentos. O pé esquerdo é muito bom. Remata forte e cruza bem", explica.  

Olhem que ele já esteve no FC Porto... 

Poucos saberão, mas Lumor já foi jogador do FC Porto. Em 2014/15, os dragões foram buscar um menino ganês, natural de Accra, capital ganesa. Esse menino, Lumor, fez uma temporada nos juniores portistas e os 28 jogos disputados fizeram do lateral um dos mais utilizados da equipa.  

No ano seguinte, Portimão. Como tantos turistas nortenhos, Lumor viajou para o Algarve. Não numa semaninha de férias, mas para um ano e meio de opção titular do Portimonense. Seguiu Vítor Pereira para a Alemanha, onde voltou a ser opção regular, antes de voltar para o Portimonense, onde... voltou a ser opção regular. 

Por onde passou, na ainda curta carreira, Lumor foi sempre titular. No Sporting, o cenário deverá ser bem diferente. A desconfiança mostrada por Jesus é, desde logo, a prova de que o jogador terá muito para pedalar. "Obviamente que um jogador que sai de um clube como o Portimonense para o Sporting traz sempre alguma incógnita. Mas é um jovem trabalhador e com margem de progressão. As pessoas vão gostar do trabalho dele", prevê André Carvalhas. 

Lumor vai ser o segundo jogador proveniente do Gana a vestir a camisola do Sporting. Kwame Ayew foi, até hoje, o único e... foi campeão. Em 1999/2000, o avançado ajudou o Sporting ajudou os leões a quebrarem um jejum de 18 anos sem serem campeões. 

Ayew fez nove golos em 33 jogos, mas, de Lumor, não se esperam golos, apesar do bom remate. 

Pé direito e pé esquerdo? Como assim? 

Quisemos saber qualquer coisa que não se saiba sobre Lumor. André Carvalhas lembrou-se dos momentos em que, nos treinos, batia cantos e livres de pé direito e de pé esquerdo. Lumor observava a façanha... confuso.  

"Eu batia bolas paradas com o pé direito e com o pé esquerdo e ele vinha sempre perguntar como é que eu fazia aquilo e ficava pasmado" 

Então e o Lumor, tentou? "Não chegou a tentar. Ele tinha a ideia de que, se fizesse o mesmo, cairia", recorda o atual extremo do União da Madeira, entre risos.