Portugal
Leixões evita derrota frente ao Varzim com grande penalidade nos descontos
2021-09-12 18:30:00
Golo do empate surge em grande penalidade assinalada já nos descontos

O Leixões empatou hoje 1-1 na receção ao Varzim, graças a uma grande penalidade convertida nos descontos, num jogo da quinta jornada da II Liga portuguesa de futebol.

Os varzinistas marcaram aos 33 minutos, por Tavinho, e os leixonenses evitaram aquela que seria a sua primeira derrota caseira com um golo de grande penalidades aos 90-4, apontado por Fabinho, e com o adversário em inferioridade numérica porque Assis havia sido expulso aos 67 minutos.

Os anfitriões fizeram o suficiente para garantir pelo menos um ponto, mas sofreram para o conseguir e a nível exibicional ficaram aquém do que já mostraram nesta época.

O Varzim esteve um pouco melhor do que o velho rival na primeira parte e, aos dois minutos, podia ter marcado, quando Murilo atirou forte, obrigando Beunardeau a defender para canto.

O Leixões conquistou o seu primeiro canto aos 11 minutos e teve mais iniciativa e ambição e alguns ataques interessantes pelos flancos, mas sem causar incómodos de maior à defesa e ao guarda-redes adversário.

Fabinho teve uma ocasião de golo aos 28 minutos, mas o seu remate, de primeira, foi para fora, e o Varzim marcou aos 33. Heliardo livrou-se de Pastor, no lado esquerdo, cruzou rasteiro e encontrou Tavinho, que só teve de desviar a bola para a baliza.

A segunda parte foi quase sempre dominada pelo Leixões e Fabinho dispôs de uma ocasião clara de golo aos 63 minutos, mas atirou sobre a baliza. Pouco depois, foi Luan Santos que, de frente para a baliza varzinista e a poucos metros desta, cabeceou ao lado.

Com mais intensidade nas suas ações, ainda que nem sempre com muita lucidez, a equipa de Matosinhos pressionou, atacou e ficou mais à vontade para o assalto final à baliza do Varzim quando o médio Assis foi expulso por acumulação de cartões amarelos, aos 67.

Os visitantes conseguiram resistir e, por vezes, lançar mesmo alguns contra-ataques, aproveitando o adiantamento e alguma desorganização posicional do opositor, mas foram sentindo crescentes dificuldades para conter o assédio contrário.

Aos 90-4, o árbitro puniu o Varzim com uma grade penalidade por bola no braço de Agdon e Fabinho encarregou-se de bater a falta, empatando um jogo que se revelou difícil e que foi seguido de altercações entre os adeptos das duas equipas e uma intervenção policial.

Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.

Leixões – Varzim, 1-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Tavinho, 33 minutos.

1-1, Fabinho, 90+4 (grande penalidade)

Equipas

- Leixões: Beunardeau, Pastor, Ricardo Teixeira (Mory Bamba, 75), Leo Bolgado, Seck, Fabinho, Nduwarugira (Bem Hassan, 46), Morim (George, 59), Kiki (Yuri, 82), Luan Santos e Oliveira (Nildo Petrolina, 46).

(Suplentes: Tiagop Silva, Digo Leitão, George, Luisinho, Yuri, Mory Bamba, Bem Hassan, Nildo Petrolina e João Amorim,).

Treinador: José Mota.

Varzim: Tiago Pereira, Pinheiro, André Micael, Cássio, João Reis, André Leão, Assis, Nuno Valente (Zé Tiago, 64), Murilo (Agdon, 64), Tavinho (Cerveira, 82) e Heliardo.

(Suplentes: Isma, Raí Ramos, Lessinho, Zé Tiago, Tiago Cerveira, Zé Carlos, Rego, Agdon e Bruno Tavares).

Treinador: António Barbosa.

Árbitro: Hugo Silva (AF Santarém).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Assis (37 e 67) ), André Leão (51), João Reis (62), Agdon (65), Seck (78), Tiago Pereira (86), Yuri (89), Heliardo (90+1) e André Micael (90+6). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Assis (67).

Assistência: 859 espetadores.