Motores
Em que ano Ayrton Senna se consagrou tricampeão mundial de Fórmula 1?
2023-10-25 12:10:00
Recorde os principais momentos da carreira do lendário piloto brasileiro Ayrton Senna

Ayrton Senna é sem dúvida uma das maiores lendas da Fórmula 1. Cerca de duas décadas após a sua morte, o piloto brasileiro é ainda uma referência da modalidade.

E são muito poucos os pilotos que podem gabar-se de um palmarés ao nível de Ayrton Senna. Afinal, estamos a falar de um piloto que foi tricampeão mundial da Fórmula 1, o escalão máximo do desporto automóvel. No Brasil, esse feito é igualado apenas por Nelson Piquet. Só depois aparece Emerson Fitipaldi, duas vezes campeão mundial da F1.

ayrton senna

Em que ano Ayrton Senna foi campeão da Fórmula 1?

Após ganhar os campeonatos de Fórmula 1600 e Fórmula 2000, Ayrton Senna chegou à Fórmula 3 britânica. À data, esta categoria era a porta de entrada da Fórmula 1.

Senna foi campeão da Fórmula 3 em 1983 e no ano seguinte estreou-se na Fórmula 1, terminando o campeonato em nono lugar, com 13 pontos.

Em 1985, Senna deixou a Toleman e assinou pela Lotus. Nesse ano, venceu pela primeira vez um GP de Fórmula 1, triunfando no Grande Prémio de Portugal, em abril.

Em 1988, Ayrton Senna voltou a mudar de equipa, correndo agora pela McLaren. No entanto, deixou de ser o principal piloto da equipa, pois o colega de equipa era ‘apenas’ o bicampeão Alain Prost.

ayrton senna e alain prost

Assim nasceu uma das mais famosas rivalidades da Fórmula 1, com Senna e Prost alternando vitórias na temporada. E foi na última corrida, o Grande Prémio do Japão, que Ayrton Senna venceu pela primeira vez o Campeonato da Fórmula 1.

No ano seguinte, a história repetiu-se, com Senna e Prost em duelo pelo título de campeão da Fórmula 1. Seria o ‘bis’ para o brasileiro e o ‘tri’ para o francês.

Como no ano anterior, o título foi decidido apenas na última corrida, novamente no Japão. Porém, numa das decisões mais polémicas da F1, Senna foi desclassificado por causa da ultrapassagem que levou ao abandono de Prost.

Em consequência, Alain Prost sagrou-se campeão mundial da Fórmula 1, somando o terceiro título na conta pessoal.

Bicampeão pela Ferrari

A rivalidade de Senna e Prost ficou tão intensa que o francês acabou por deixar a McLaren, assinando pela Ferrari.

Ainda assim, repetiu-se o duelo pelo título. A diferença é que, antes do GP do Japão, Senna liderava a classificação.

Mais uma vez, Senna e Prost acabaram envolvidos numa ultrapassagem que os deixou fora da pista. Como ambos acabaram por abandonar a corrida, Ayrton Senna sagrou-se campeão mundial da Fórmula 1 pela segunda vez.

Numa época de forte agitação social no Brasil, agravada pelas dificuldades económicas do país, as sucessivas vitórias na Fórmula 1 elevaram Ayrton Senna ao estatuto de lenda do desporto brasileiro e ídolo da população.

ano ayrton senna tricampeão fórmula 1

Ano que Ayrton Senna foi tricampeão mundial

E assim chegamos à dúvida de muito brasileiro: em que ano Ayrton Senna se consagrou tricampeão mundial de Fórmula 1?

Foi no ano de 1991. Contudo, esta temporada teve uma grande novidade em relação à anterior.

A Ferrari de Prost estava a piorar de ano para ano. Na Fórmula 1 de 1991, o rival de Senna na luta pelo título foi o inglês Nigel Mansell, da Williams.

Mais uma vez, a decisão ocorreu no GP do Japão. Porém, outra novidade: nesse ano, foi a penúltima corrida da temporada.

Com Senna em vantagem na classificação, Mansell bateu e não terminou a prova. E assim, em 1991, Ayrton Senna consagrou-se tricampeão mundial da Fórmula 1.

Mansell, Prost e um tal de Schumacher

Com as alterações nos regulamentos de ano para ano, em 1992 foi a vez da McLaren perder a hegemonia.

Alain Prost deixou a Fórmula 1 e Mansell foi o campeão nesse ano. Em 1993, foi a vez do inglês se aposentar. Para o seu lugar, a Williams foi buscar Alain Prost.

O francês chegou ao quarto título da carreira nessa temporada, apesar de Senna ter ganho cinco corridas.

E chegou então a temporada de 1994, uma época histórica – pelas piores razões – para a Fórmula 1 e para todo o desporto automobilístico.

Quando Ayrton Senna morreu?

Ayrton Senna morreu em 1 de maio de 1994, na sequência de um acidente na curva Tamburello do circuito de Ímola, em pleno Grande Prémio de San Marino.

Antes de chegarmos ao acidente fatídico, é necessário enquadrar a situação competitiva da Fórmula 1 nessa temporada.

Em 1994, Prost reformou-se (pela segunda vez) e Senna assumiu o seu lugar na Williams. O piloto brasileiro queria competir com a Benetton, onde um jovem alemão se destacou nas primeiras corridas da temporada: Michael Schumacher.

À entrada para o GP de San Marino, Schumacher liderava a classificação. Aliás, o piloto alemão venceria nesse ano o primeiro de sete títulos mundiais, recorde igualado apenas em 2020 por Lewis Hamilton.

Na sexta-feira anterior à corrida, o brasileiro Rubens Barrichello sofreu um acidente grave, ficando hospitalizado. No sábado, o austríaco Roland Ratzenberger perdeu a vida num outro acidente.

Senna e outros pilotos exigiram o reforço das medidas de segurança, mas o GP de Ímola foi mesmo para a frente.

Ayrton Senna morreu de quê?

Largando da ‘pole position’, Senna liderava a corrida quando perdeu o controlo do carro, devido a um problema na coluna de direção, na passagem pela curva Tamburello.

Ayrton Senna bateu contra o muro a quase 300 quilómetros por hora. No impacto, uma das rodas bateu-lhe no capacete, afundando parte do crânio do piloto brasileiro.

As imagens de Ayrton Senna a ser assistido na pista e depois levado de helicóptero para o hospital correram o mundo. O brasileiro não resistiu aos ferimentos e morreu nesse dia 1 de maio de 1994, aos 34 anos de idade.

O desaparecimento de Senna chocou o Brasil e o mundo. O funeral foi transmitido em direto na televisão, com pilotos como Prost, Barrichello, Emerson Fittipaldi, Gerhard Berger e Damon Hill a transportarem Ayrton Senna até sua última morada.

O legado de Ayrton Senna

Para a história, além do tricampeonato de Fórmula 1, ficaram os muitos títulos e distinções de Ayrton Senna.

ayrton senna campeão da fórmula 1

De entre todas essas honrarias, merecem destaque:

  • Campeão da Fórmula 1 em 1988, 1990 e 1991;
  • 41 vitórias em Grande Prémio;
  • 80 pódios na F1;
  • 65 pole positions;
  • Campeão da Fórmula 3 em 1983;
  • Campeão da Fórmula Ford 2000 em 1982;
  • Campeão de Fórmula Ford 1600 em 1981;
  • Instituto Ayrton Senna.

O que é o Instituto Ayrton Senna?

Fundado em novembro de 1994, o Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos de apoio ao ensino e à investigação científica.

Idealizada pelo piloto brasileiro, esta instituição apoia mais de milhão e meio de crianças brasileiras por ano, financiando projetos educacionais e formando educadores.

Qual o lugar de Ayrton Senna na lista dos maiores vencedores da Fórmula 1?

Em 2023, Senna vai ser destronado pelo neerlandês Max Verstappen, prestes a confirmar o quarto título na carreira.

Antes disso acontecer, são apenas cinco os pilotos com mais títulos do que Senna. Veja a lista:

  • 7 títulos: Michael Schumacher, Lewis Hamilton;
  • 5 títulos: Juan Manuel Fangio;
  • 4 títulos: Alan Prost, Sebastian Vettel;
  • 3 títulos: Ayrton Senna, Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda e Max Verstappen.