Aos 32 anos, Madzukic anunciou que se retirou da seleção nacional da Croácia. O jogador da Juventus considerou que este é o momento certo para abandonar a equipa do país que representou nos Europeus de 2012 e 2016 e nos Mundiais de 2014 e 2018, onde foi vice-campeão do Mundo.
"Vou retirar-me da seleção da Croácia. A prata no Mundial deu-me nova energia, mas também tornou esta incrivelmente difícil decisão ligeiramente mais fácil. Tornámos os nossos sonhos realidade, alcançámos um histórico sucesso e experienciámos um inacreditável apoio dos adeptos. Aquele mês, incluindo a receção em Zagreb e em toda a Croácia, vai continuar a ser a memória mais importante da minha carreira. (...) Não há momento ideal para me retirar Se possível, jogaríamos pela Croácia até morrermos, visto que não há sentimento de maior orgulho, mas sinto que este momento chegou para mim - agora. Dei o meu melhor pela Croácia, dei a minha contribuição para o maior sucesso do futebol croata", escreveu o jogador numa declaração dirigida aos adeptos croatas.
?? Thank you, Mandžo. #HvalaMandžo ?#BeProud #Croatia #Family #Vatreni pic.twitter.com/gnDaWQG9uU
— HNS | CFF (@HNS_CFF) 14 de agosto de 2018
Para além da Juventus, o avançado representou os clubes croatas NK Marsonia, NK Zagreb e Dinamo Zagreb, assim como os alemães VfL Wolfsburgo e Bayern Munique e os espanhóis do Atlético Madrid.