Grande Futebol
De Silva para Silva, de esquerdino para esquerdino: sociedade que dá lucro
2018-11-14 19:00:00
Bernardo e David são associados ao bom momento do Manchester City, uma dupla que está a "marcar uma época em Inglaterra"

Bernardo Silva e David Silva, os "baixinhos" e esquerdinos que partilham o mesmo apelido, recebem elogios vindos de Espanha onde são analisados pelo diário El País como a dupla que está a "marcar uma época em Inglaterra". O mesmo treinador que marcou uma era no FC Barcelona juntando Xavi e Iniesta está a fazer o mesmo no City com Bernardo e David.

"Os dois Silva representam melhor do que ninguém a revolução que Pep Guardiola implementou na Premier League. Jogam como anjos e lutam sem ceder, dois pequenos gigantes que impõem a lei em campo e evitam as polémicas que tanto pairam sobre o futebol", pode ler-se no artigo do jornal espanhol.

Sobre David Silva, o El País destaca mesmo a combinação perfeita de "inteligência, criatividade e convicção" evidenciada pelo espanhol no dérbi com o Manchester United, onde foi considerado o melhor em campo, naquela que foi uma exibição coletiva "requintada", fechada com a "sinfonia" do terceiro golo dos citizens, corolário de 44 pases e 113 segundos com a bola de pé para pé entre os dez jogadores do City. Apesar de "nunca ter sido o jogador mais mediático" da equipa de Manchester, David Silva é o "mais adorado" pelos adeptos, escreve o El País para quem o avançado espanhol libertado de todos os problemas pessoais porque passou está a protagonizqar a melhor época de sempre.

Bernardo Silva, "também pequeno, esquerdino e brilhante", recebe elogios: "Um ano depois da chegada à equipa de Guardiola, Bernardo é muito mais do que o hábil, mas inconsistente extremo que veio do Mónaco". O caso de Bernardo é visto como a importância da aprendizagem no futebol. O internacional português evoluiu e transformou-se num médio "formidável". "O impacto dele [Bernardo Silva] é tal que evitou a nostalgia do lesionado Kevin de Bruyne, bandeira da equipa nos últimos dois anos".

Recorde-se a propósito as declarações de David Silva aquando da chegada do internacional português ao Etihad Stadium. "Tal como eu, [Bernardo Silva] é esquerdino e gosta de vaguear pelo campo como eu faço também. Quando se contratam jogadores jovens e famintos é sempre bom para a equipa".

Bernardo Silva (6) e David Silva (7) têm juntos mais golos (13) do que o melhor marcador da equipa de Guardiola, Kun Aguero, com 11 remates certeiros. O internacional português soma três tentos na Premier League, menos um do que David Silva, e dois na Champions, menos um do que o jogador espanhol. O português, com 20 jogos, foi mais utilizado que David Silva que conta com 16 jogos. O Manchester City é líder isolado da Premier League, com 10 vitórias e dois empates em 12 jornadas, e de acordo com o El País comandado pela sociedade Silva & Silva.