Visto da Bancada
Manuel Penteado (nº 83)
2017-08-23 12:30:00
O antigo avançado que passou pelo FC Porto lembrou os livres de António Oliveira e as jogadas de Seninho

Manuel Penteado jogou em clubes como o FC Porto, Leixões, Salgueiros ou Beira Mar, mas antes de ser jogador foi também um adepto e contou ao Bancada um jogo que o marcou, em que viu “alguns ídolos a jogar”, num Vitória de Guimarães – FC Porto. António Oliveira, de quem recorda os livres e a classe, e Seninho, que “entrou e partiu aquilo tudo” são dois jogadores que não saem da memória.

“Um jogo que me marcou muito foi o FC Porto em Guimarães. Aí vi alguns ídolos a jogar. O FC porto ganhou 1-0, jogava o Seninho, jogava o Oliveira, jogavam todos esses craques que eu admirava quando estava em Angola também,” recordou o antigo atacante, que foi ao jogo com “um amigo de Monção”, Viana do Castelo. “Ele ia la ver o jogo e eu aproveitei a boleia. ‘Ah, também quero ir, pode ser?’ E ele arranjou maneira e lá fui com ele.”

Penteado, que nos falou sem preparação e de memória, disse ter a ideia de que o jogo fora em 1977 e que dera o título de campeão ao FC Porto e a verdade é que não falhou por muito. A vitória do FC Porto em Guimarães por 1-0, com um golo de António Oliveira, foi um ano mais tarde, em 1978, e não tendo dado o título logo naquele momento, foi um passo importante, à 23.ª jornada, para que os dragões pusessem fim a um jejum de 19 anos sem vencer qualquer campeonato.

“Estava por trás da baliza, agora não sei se a Norte se a Sul, mas era por trás de uma das balizas, para onde o FC Porto atacou na segunda parte”, explicou e recordou alguns dos jogadores dessa altura, como “Seninho, [Fernando]Gomes, [António] Oliveira, Octávio [Machado]…”, enquanto garantia que o “FC Porto ganhou 1-0, foi um golo do Oliveira.” Mais complicado foi lembrar como aconteceu o golo. “Sei que o Seninho entrou e partiu aquilo tudo à direita e que o Oliveira marcou. Lembro-me de um livre do Oliveira, que o Oliveira marcava muito bem os livres, mas agora não tenho a certeza se foi de livre, acho que até foi uma jogada do Seninho… ou foi de livre?”, questiona-se, justificando: “é que eu baralho com outros jogos em que o Oliveira marcou livres. O Oliveira marcava aquele livre com a parte de fora do pé e metia a bola na gaveta. Agora não tenho a certeza se foi de livre ou se foi uma jogada do Seninho pela direita, mas sei que foi o Oliveira que marcou o golo. O Oliveira nesse jogo fez três ou quatro jogadas só, mas foi o suficiente para mostrar a classe que tinha,” afirmou.

Apenas quatro temporadas depois deste jogo em que viu os seus ídolos, Manuel Penteado tornou-se também jogador do FC Porto, mas já não foi a tempo de ser companheiro de jogadores como Seninho, António Oliveira e Octávio Machado. Ainda assim, jogou com Fernando Gomes na temporada 1982/83, quando Gomes regressou do Sporting Gijón.

Sê o primeiro a comentar:
Tags: