Visto da Bancada
Rui Águas (nº67)
2017-08-06 13:00:00
Rui Águas recorda ao Bancada um encontro entre Benfica e Feyenoord em 1972, a contar para a Taça dos Campeões Europeus

A 22 de março de 1972, o antigo Estádio da Luz acolheu a segunda mão de uma eliminatória dos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus, que perdurou na mémoria de muitos. Rui Águas, ainda um jovem nesse momento, foi um dos espectadores presentes nas bancadas nesse encontro, que opôs o Benfica ao Feyenoord.

"Costumava ir ao estádio com o meu pai e foi uma eliminatória europeia daquelas mais marcantes", começou por recordar Rui Águas ao Bancada. Após um desaire por 1-0 em Roterdão, a partida na capital portuguesa começou em nota positiva para os encarnados, que venciam por 2-0 à meia hora de jogo, com golos Nené e Rui Jordão. No entanto, aos 75 minutos chegou um contratempo que não estava previsto. "A ganhar por 2-0 na Luz, o Benfica sofre um golo do Feyenoord e dessa forma ficava eliminado da prova", recordou o antigo jogador das "águias" e também do FC Porto.

Porém, a lotada Luz, com 80 mil espectadores nas bancadas, chegou mesmo a exultar alegria, com uma reta final de jogo que é difícil esquecer. "A oito minutos do fim, o Benfica marcou três golos, dois do Nené e um do Jordão", referiu Rui Águas, que não tem dúvidas sobre o caráter que essa partida representa. "Quando se recupera do que parece perdido é sempre especial."

Ainda assim, não apenas de histórias felizes estão pautadas as recordações de jogos na Luz para Rui Águas. Em 1969, contra o Celtic, a contar para a segunda eliminatória da Taça dos Campeões Europeus, também o Benfica recuperou de uma desvantagem, dessa feita de 3-0, ao triunfar pelo mesmo resultado na segunda mão no antigo Estádio da Luz. No entanto, o desempate nessa época era decidido pela extinta atribuição de vitória através do lançamento de moeda ao ar. No final, "a moeda caiu para o lado do Celtic", o que eliminou os encarnados e deixou mais uma recordação bem vincada na memória de Rui Águas, em jogos vistos da bancada.