Visto da Bancada
Nélson Moutinho (nº 136)
2017-10-25 12:30:00
Pai de João Moutinho não esquece a final da Liga Europa de 2005 perdida pelo Sporting, em Alvalade, com o CSKA Moscovo

A final da Liga Europa disputada a 18 de maio de 2005 no Estádio José Alvalade entre Sporting e CSKA Moscovo ficou para sempre na memória de Nélson Moutinho, antigo jogador de Portimonense, Beira-Mar e União de Leiria, entre outros. Era a primeira grande final do filho, João Moutinho, que acabaria por sagrar-se campeão da Europa de seleções no ano passado. Com apenas 18 anos, João foi titular ao lado de nomes como Pedro Barbosa, Rochemback, Sá Pinto e Liedson, mas os leões perderam o troféu para os russos, que venceram em Lisboa por 3-1.

"É daqueles jogos que não se esquecem. O João estava lá", lembra Nélson Moutinho, sublinhando o facto de o desafio se ter disputado em Alvalade. "O jogo já era especial ainda para mais disputando-se em Alvalade, perante um estádio cheio, mas infelizmente o Sporting acabou por não conseguir ganhar."

Nélson Moutinho recorda que na altura não faltava motivação, até porque os leões haviam eliminado o AZ Alkmaar numa meia final épica. "O Sporting eliminou o AZ na Holanda com um golo no último minuto e era uma equipa motivada, pelo que a derrota na final acabou por ser marcante." Depois de ter vencido em Alvalade por 2-1, o clube português perdia por igual resultado no final dos 90 minutos, na Holanda, pelo que o jogo só foi decidido no prolongamento. O AZ ainda fez o 3-1, mas Miguel Garcia aos 120 (+2) minutos fez o golo que garantiu o apuramento dos leões para a final.

Com José Peseiro no comado técnico no jogo derradeiro, os verde e brancos adiantaram-se no marcador através de um golo obtido por Rogério à passagem da meia hora. E assim chegaram ao intervalo. Todavia, na segunda parte tudo mudou. Aleksei Berezutski aos 56 minutos igualou o encontro e Zhirkov aos 65 colocou a equipa russa na frente do marcador. O Sporting já não conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos e dez minutos depois Vágner Love acentuaria a diferença ao fazer o 3-1 com que o jogo terminaria.

 

 

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa