Visto da Bancada
Morato (nº 44)
2017-07-14 18:30:00
Antigo central internacional do Sporting e do FC Porto recorda um Portugal, 1-Escócia, 0 por causa de uma... bomba

Lembram-se das explosões que ocorreram em novembro de 2015 no Stade de França num encontro particular entre França e Alemanha? À devida proporção dos acontecimentos, Morato viveu uma experiência parecida no Estádio da Luz quando tinha 14 anos, e assistia ao Portugal,1-Escócia,0, em jogo a contar para as eliminatórias do Europeu de 1980, em Itália. Morato estava sentado nas bancadas do antigo estádio do Benfica quando de repente ouviu uma grande explosão e um projétil a atravessar os céus de uma ponta a outra do estádio. Não, não era um sonho. Estava mesmo a acontecer e ficou cheio de medo, sem saber o que fazer. Volvidos quase 40 anos, o antigo defesa central internacional que jogou no Sporting, FC Porto e Belenenses, entre outros, já nem se lembra muito bem do jogo. Mas daquele momento em que sentiu o coração bater mais depressa, isso sim.

“Estava a ver o jogo, no antigo peão do Estádio da Luz, tinha 14 anos, quando de repente se ouviu um estrondo enorme no estádio, seguido de um projétil que atravessou o estádio todo e foi cair fora. Assustei-me e fiquei um pouco nervoso, mas continuei a ver o jogo, embora hoje já nem me lembro muito bem dele. Mas da explosão sim. Apercebi-me que algo estava a correr mal, quando vi a polícia a encaminhar-se para fora do estádio. Quando o jogo acabou vim a saber que tinham colocado uma bomba num carro e lançado um projétil que acabou por ir cair do outro lado do estádio. Viviam-se em Portugal momentos conturbados, pós-25 de abril, e naquela altura de vez em quando aconteciam coisas daquelas”.

Mas, então e o jogo? Morato confessa que pouco se lembra. “Lembro-me do Alberto, que fez o golo”, recorda-se. E pouco mais. Porque naquele dia, a bomba era outra.

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa