Visto da Bancada
Lima (nº 193)
2017-12-26 12:30:00
Antigo extremo do Sporting não esquece a meia final do Europeu que Portugal perdeu para a França já no prolongamento

Lima, extremo esquerdo que durante mais de uma década (dos juniores à equipa principal) representou o Sporting, não esquece a meia-final do Campeonato da Europa de 1984 que Portugal perdeu perante a França por 3-2 já após prolongamento. "Tinha 18 anos na altura e vivi o jogo de Portugal de forma tão intensa que depois até tive dificuldade em adormecer face à enorme desilusão", lembra Lima, que até 2014/15 liderou a equipa júnior dos leões, acrescentando: "A nossa seleção estava a fazer um grande Europeu e a França na altura, tal como sucedeu agora no último Campeonato da Europa, jogava em casa. Estrategicamente, Portugal esteve muito bem e, depois, de um momento para o outro, as individualidades francesas, como foi o caso de Platini, acabaram por fazer a diferença já na parte final. Fiquei bastante triste."

A França até começou a ganhar o desafio mediante um golo de Domergue apontado aos 24 minutos, mas Jordão deu a volta aos acontecimentos com um bis, através de dois remates certeiros, aos 78, que levou o jogo para prolongamento, e aos 98 minutos. Todavia, aos 114 minutos, já na segunda parte do tempo extra, Domergue voltou a marcar e a empatar o encontro para Platini fazer toda a diferença a um minuto do final do prolongamento, colocando a França na final de um Campeonto da Europa, que acabaria por vencer, triunfando sobre a Espanha na final.

Da equipa portuguesa, Lima recorda com particular satisfação Chalana e Jordão. "O Chalana, até por jogar precisamente na minha posição, era uma referência, tal como o Jordão, que ainda tive a felicidade de ter como colega no Sporting." Do lado francês, o antigo extremo leonino lembra o inevitável Platini e Rocheteau.

A França alinhou com Bats; Battiston, Bossis, Le Roux e Domergue; Fernández, Tigana, Platini e Giresse; Lacombe (Ferreri, 66') e Didier Six (Bellone, 104'). Já Portugal apresentou um onze composto por Bento; João Pinto, Lima Pereira, Eurico e Álvaro; Frasco, Sousa (Nené, 62'), Jaime Pacheco e Chalana; Diamantino (Gomes, 46') e Jordão. 

 

Sê o primeiro a comentar: