Visto da Bancada
José Martins (nº 175)
2017-12-07 12:30:00
Antigo defesa do Estoril-Praia recordou jogos na Luz e em Alvalade como os mais marcantes

A insistência do Bancada foi muita, mas José Martins não conseguiu escolher um jogo em especial visto ao vivo enquanto adepto que tenha ficado para sempre na memória. Em vez disso, escolheu dois: um Portugal-União Soviética e um Sporting-Dinamo Zagreb. "Pelo ambiente, o de Portugal. Pela qualidade do jogo e pelo Oliveira, o do Sporting. Foi fenomenal", frisou.

O jogo da Seleção Nacional aconteceu em 1983 e revelou-se decisivo para a ida de Portugal ao Europeu do ano seguinte. Jordão fez, de grande penalidade, o golo que resolveu o jogo depois de uma falta que deu muito que falar sobre Chalana. Mas não foi só o jogo que fez Martins recordar a importante vitória lusitana sobre os soviéticos.

"Foi no Estádio da Luz, com aquele penálti meio manhoso do Chalana. Ganhámos 1-0, o Estádio da Luz estava cheio, foi uma grande confusão e um ambiente fantástico. Fui com um grupo de amigos que jogava comigo no Estoril. Antigamente, não havia tanta restrição e quando se ia aos jogos levava-se o farnel com a bebida e a comida e ia-se quatro ou cinco horas antes. Foi um ambiente fantástico, para sair foi uma confusão porque estava muita gente", disse o antigo jogador do clube cascalense.

O antigo defesa e capitão do Estoril-Praia, hoje com 50 anos, relembrou também a vitória do Sporting sobre os croatas do Dinamo Zagreb, um ano antes, na segunda mão da primeira ronda da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Para além da atmosfera vivida no antigo Estádio José Alvalade, o que José Martins recorda com mais saudade é a exibição de António Oliveira, avançado e treinador dessa equipa leonina que marcou os três golos do encontro. Na baliza do Dinamo estava... Ivkovic, que mais tarde viria a jogar no Sporting, Estoril-Praia, Vitória de Setúbal, Belenenses e Estrela da Amadora. Nos 'canarinhos', foi mesmo colega de Martins.

"Fui com o meu pai, era um miúdo, não me lembro que idade tinha. O ambiente também [ficou na memória], mas escolho essencialmente pela exibição do Oliveira. Um jogo fenomenal. São os jogos que me recordo com mais entusiasmo", concluiu.

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa