Visto da Bancada
Joel Neto (nº 85)
2017-08-25 12:30:00
O escritor recorda a goleada do Sporting ao Newcastle por 4-1 nos quartos-de-final da Taça UEFA de 2004/05

O escritor Joel Neto, autor do livro "A Vida no Campo", entre outros, destaca a vitória do Sporting sobre o Newcastle por 4-1, da 2ª mão dos quartos de final da antiga Taça UEFA, disputada no Estádio José Alvalade, a 14 de abril de 2005, como um dos momentos marcantes na condição de adepto na bancada, algo que, no entanto, só veio a descobrir mais tarde. “Os grandes momentos da minha vida não se revelam no momento, revelam-se através da memória, sobrevivem à altura do acontecimento”.

”Durante muitos anos fui jornalista desportivo e foi a primeira vez que estava numa de isenção. O Sporting tinha perdido por 1-0 no jogo da primeira mão, o que o obrigava a marcar, pelo menos, dois golos, e não sofrer nenhum. Havia uma grande expetativa para esse jogo. O Sporting começou a perder. E depois tudo aconteceu. Niculae, Sá Pinto, Beto, Rochemback... Não percebi o gozo que me estava a dar. Sem saber, estava a escrever na minha própria memória um momento que ainda hoje recordo”.

Essa equipa do Sporting acabaria por chegar à final da Taça UEFA, disputada no Estádio José Alvalade, frente ao CSKA Moscovo, na qual, no entanto, perdeu por 3-1. “Sempre reagi mal à ideia de jogar bem sem ganhar. Hoje, a época de José Peseiro no Sporting parece-me ter sido uma coisa maravilhosa. Quando olho para o percurso do Sporting nessa época, mesmo perdendo a final da Taça UEFA, aquele jogo com o Newcastle, aquela exibição... A partir desse jogo, passei a aceitar que o Sporting não é um clube vitorioso mas que pode fazer grandes exibições”.

 

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa