Visto da Bancada
Fernando Valente (nº 190)
2017-12-22 12:30:00
Responsável técnico das camadas jovens do Shandong Luneng recorda Supertaça europeia entre FC Porto e FC Barcelona

O treinador Fernando Valente escolheu a final da Supertaça europeia de 2011 entre FC Porto e FC Barcelona como um dos jogos mais marcantes visto da bancada, neste caso da bancada do Estádio Luís II, no Mónaco, a 26 de agosto. O atual responsável técnico das camadas jovens do Shandong Luneng, da China, escolheu este jogo por uma série de circunstâncias. Pelo próprio contexto de ser no Mónaco, do ambiente no estádio, por ter sido a primeira vez que viu o FC Barcelona ao vivo e, sobretudo, porque se divertiu imenso à conta de um amigo comum a ele e a Abel Ferreira, o atual treinador do SC Braga, que também marcou presença.

“Acabei por encontrar o Abel que estava com o cunhado dele e eu estava com um amigo comum. Vimos o jogo juntos e divertimo-nos  imenso. Foram quatro dias muito bem passados. O FC Porto, era o Vítor Pereira o treinador, conseguiu realizar um bom jogo, apesar de ter perdido por 2-0 mas o FC Barcelona foi muito forte. Não havia nada a fazer”, recorda Fernando Valente, de 58 anos, técnico que já orientou equipas em Portugal como Lousada, Paredes, Sp. Espinho, CD Aves e Santa Clara.

Mas a diversão, essa esteve a cargo do tal amigo comum a Valente e Abel. “Em plena bancada, com o Pinto da Costa por trás, ele virava-se e gritava ‘somos grandes, grandes, ó presidente!’. Ficou tudo a olhar para ele e nós só nos ríamos. Ficou-me na memória esse episódio. A cara de espanto das outras pessoas…”

Mas o amigo comum estava imparável nesse dia e, conta Fernando Valente, que na zona mista, já depois do final do jogo,  “ele só chamava “Noé! Noé! Somos uma nação”, dirigindo-se ao então repórter da RTP em serviço ao jogo. “E antes, quando o Noé estava a fazer o flash agarrou-se a ele e gritou ‘Somos grandes, o FC Porto é uma nação!’. Foi de facto um jogo do qual guardo boas recordações”.

 

 

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa