Visto da Bancada
Carvalho (nº 232)
2018-02-14 12:30:00
Antigo capitão do Vitória SC recorda um episódio vivido na bancada do D. Afonso Henriques numa receção ao Benfica

Não parece existir qualquer dúvida de que os adeptos do Vitória de Guimarães são especiais. Não têm outro clube que não o Vitória SC, sentem-no como ninguém, vivem os jogos de uma forma intensa, por vezes tocando os limites como é o caso da história que nos conta Carvalho, antigo capitão dos vimaranenses e que tem no currículo a conquista da Supertaça, em 1988, frente ao FC Porto. Hoje, com 57 anos, é treinador dos Caçadores das Taipas, da AF Braga, e como técnico já foi campeão da 3ª Divisão ao serviço dos Sandinenses, em 2004/05.

Mas vamos à história. Vitória de Guimaraes-Benfica. 2 de janeiro de 2016. Antes de ir a Alvalade para jogar com o Sporting, a equipa de Rui Vitória (ex-técnico do Vitória SC) visitava o Estádio D. Afonso Henriques "completamente cheio" e António Carvalho, sócio vimaranense, sentou-se na bancada com a esposa para, juntos, assistirem ao jogo. "Estava um ambiente fabuloso. Como sempre", recorda. O árbitro Carlos Xistra deu início à partida e lá mais para a frente, com o resultado a zero, num jogo que estava a ser "intenso", "quentinho" e "dividido", uma falta assinalada a favor do Benfica à entrada da área do Vitória SC despoletou a raiva num adepto vitoriano.

"Ele devia ter uns 70 e muitos anos. De repente, pôs-se de pé e desatou aos berros a chamar nomes ao árbitro, aos jogadores do Benfica. 'Eu sou vitoriano!', gritava. 'Não gosto destas merdas!', 'querem brincar, é?', 'és um corrupto!'. O homem estava vermelho, fiquei preocupado, ainda lhe podia dar alguma coisa ali. Pedi para ele se acalmar, mas qual quê...o homem continuava aos berros, disparava contra tudo e todos. Ficou tudo atónito com a situação. Tive de sair dali, porque já estava a ficar incomodado. Mas fez-me muita impressão, ele estava mesmo alterado... e tudo por causa de uma falta...". Carvalho ainda hoje não sabe como é que o senhor reagiu ao golo de Renato Sanches, na parte final da partida, a dar a vitória ao Benfica por 1-0, num remate explosivo de fora da área. Mas imagina...

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa