Jorge Jesus aproveitou a conferência de imprensa após o jogo contra o Grémio para citar um dos escritores maiores de Portugal. Aos jornalistas brasileiros, o técnico do Flamengo lembrou Camões a propósito de uma questão relacionada com o famoso churrasco gaúcho e a cultura de cada um dos países.
Desde logo, o português lembrou que não come carne e, por isso, será difícil ser 'apanhado' a provar dessa gastronomia 'canarinha'.
"Não provei nem nunca vou provar. Sabe porquê? Porque eu não como carne. Já convivi muitas vezes em churrascos com os meus amigos, mas carne não. Têm que me dar outra coisa para comer, menos carne", referiu Jorge Jesus, lembrando "grandes escritores da língua portuguesa".
"Falou em Saramago e Fernando Pessoa. Qualquer português já leu livros deles. E há outro, Camões, que é histórico e me fez aprender algumas coisas. E no último parágrafo de um livro dele [última palavra de 'Os Lusíadas'] escreveu a palavra inveja. Porque é um problema que muitas vezes acontece, como agora."
O treinador do Flamengo referiu ainda que se dedica a outro tipo de literatura. "Leio muitos livros sobre basquetebol, andebol, mas futebol não, porque não preciso de saber o que os outros pensam. O treino é criatividade, toda a minha forma de trabalhar foi pensada pela minha cabeça. Não leio um livro sobre futebol."