Revista de Imprensa
Uma jovem estrela a brilhar mais alto na rota do Benfica até aos milhões
2018-08-15 09:20:00
Os principais temas que marcam a atualidade futebolística na manhã desta quarta-feira.

O Benfica está mais perto na caminhada de vir a marcar presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, com a passagem ao play-off após eliminar o Fenerbahçe na terceira pré-eliminatória. Um dado comum a toda a imprensa relativamente ao empate dos encarnados na Turquia (1-1) é o destaque dado a Gedson Fernandes. O jovem médio de 19 anos marcou o golo das águias em pleno inferno do Sükrü Saracoglu e faz as manchetes dos principais jornais desportivos nacionais. Primeiro, no Bancada pode encontrar a crónica ao jogo da noite de ontem, no qual o jornalista António José Oliveira viu a “luz do veterano Gedson iluminar o caminho da águia”.

“Estrela vermelha”, escreveu A Bola na manchete desta quarta-feira, de forma a assinalar a “grande exibição” de Gedson a mostrar o caminho para o play-off. O Jogo aproveitou para dar conta de que os encarnados já estão com “meio caminho andado” para auferirem os milhões correspondentes à presença na fase de grupos da Champions, agora segue-se o PAOK. O Record salienta a “rota do outro” que as águias procuram continuar. Na ‘ressaca’ da partida, Rui Vitória fez questão de frisar que a exibição do Benfica na Turquia foi “categórica e consistente de início ao fim”. Pizzi, por seu turno, considerou que a “equipa tem vindo a crescer”, ao passo que André Almeida elogiou o controlo dos encarnados e disse que a passagem é justa. Já Gedson reagiu à estreia a marcar pela equipa principal com palavras de humildade.

Na atualidade leonina, ficou ontem conhecida a ordem das listas para as eleições à presidência do Sporting. Por falar no ato eleitoral dos leões, Augusto Inácio juntou-se no decorrer do dia de ontem à candidatura de Dias Ferreira. Bruno de Carvalho não tem tido sorte em ver validade a candidatura da sua lista, mas ontem veio a público para deixar uma mensagem de apoio a Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica que tem estado internado com problemas de saúde. No que diz respeito ao mercado, Gudelj (médio sérvio de 26 anos do Guangzhou Evergrande) parece centrar as atenções do clube de Alvalade e é apontado pela imprensa desportiva portuguesa à equipa orientada por José Peseiro.

No Dragão já se prepara a próxima jornada do campeonato, com o FC Porto a medir forças com o Belenenses no domingo. Relativamente às baixas para Sérgio Conceição, Marega ainda continuou a trabalhar à parte do restante plantel no treino de terça-feira, enquanto José Sá já esteve integrado na sessão. Durante o dia de ontem, Ntcham foi apontado aos azuis e brancos e pode ficar a conhecer um pouco melhor a história do médio do Celtic, que tem um “historial peculiar com Portugal e as autoridades”. Na Invicta, também se fala de mercado e poderá estar para chegar ao FC Porto um concorrente para Alex Telles na lateral esquerda. O empresário de Moubandjé (lateral do Toulouse FC) confirmou o interesse dos dragões no jogador.

Lá por fora, hoje é dia de Supertaça Europeia entre Real e Atlético Madrid, jogo no qual Gelson Martins poderá fazer a estreia oficial pelos colchoneros. O Bancada aproveitou para recordar os onze últimos jogadores portugueses a disputar a competição. Como se sabe, terça-feira foi dia de Liga dos Campeões e pode recordar os resultados da segunda mão da terceira pré-eliminatória. Agora, um pouco sobre Inglaterra. Fazia ideia de que seria possível a onze dos 20 clubes da Premier League de 2016/17 terem lucro na temporada mesmo que não tivessem adeptos no estádio a ver os jogos? É verdade. Ainda por Terras de Sua Majestade, Cech tem estado em acesa discussão com Bernd Leno, do Bayer Leverkusen, numa ‘guerra’ que mete meio mundo à mistura. Terça-feira foi dia do António Tadeia escrever opinião no Bancada e o tema em foco é o arranque da Liga.