Revista de Imprensa
Uma "hecatombe" de rescisões que poderá ter um fim se Bruno de Carvalho sair
2018-06-02 09:20:00
Os principais temas que marcam a atualidade futebolística na manhã deste sábado.

O Sporting está a atravessar uma “hecatombe”que parece estar somente a começar, mas que poderá ter um fim à vista, caso o presidente Bruno de Carvalho opte por deixar o clube, escreve a imprensa desportiva. Fala-se aqui, obviamente, dos pedidos de rescisão de Rui Patrício e Podence que na sexta-feira fizeram eco pelo mundo do futebol português e que poderão ser apenas o início de vários outros que estarão por chegar às portas de Alvalade. São os leões que preenchem a maioria das atenções da imprensa desportiva neste sábado, mas fora do universo leonino há lugar para Pinto da Costa descartar a saída da liderança do FC Porto e também para o mercado a continuar a mexer com a atualidade do Benfica. Há ainda um Bélgica-Portugal neste sábado, teste para afinar detalhes para o Mundial.

O dia de ontem começou a ser marcado pelo anúncio de um pedido de rescisão de Rui Patrício, uma das principais figuras do Sporting, a alegar justa causa. Pode recordar o conteúdo da carta assinada pelo guarda-redes, na qual diz que “temeu pela vida” e quer ser indemnizado. Bruno de Carvalho reagiu, por duas ocasiões, à decisão de Patrício, primeiramente a apontar a Gestifute e Jorge Mendes como os principais causadores da situação, falando em “chantagem” (veja aqui a resposta da Gestifute), e posteriormente dando conta de que caso o guardião chegue com uma proposta de transferência semelhante à que o SSC Nápoles tinha efetuado por ele poderá sair sem problemas e a única condição é de que não seja de um clube português. Ora bem, a Patrício seguiu-se Podence, que também enviou uma carta com o pedido de rescisão.

Um autêntica “hecatombe”, como escreve A Bola, que poderá ser travada caso Bruno de Carvalho decida sair da presidência do Sporting, avança o Record. De acordo com a publicação, foi essa a exigência de Patrício, Podence e outros jogadores para voltarem atrás na decisão das rescisões. William Carvalho, Bruno Fernandes, Gelson Martins, Bas Dost, Acuña e Battaglia estarão prontos para avançar para a mesma medida que Patrício e Podence, segundo refere o Record, que avança o prazo de sete dias dados pelos jogadores para Bruno de Carvalho se demitir. Caso essa situação não se confirmar, será “o juiz a decidir”, em plenos tribunais, como redige O Jogo.

De fora das quatro linhas para o futebol jogado dentro de campo, a Seleção Nacional tem mais um jogo particular, este sábado, no caminho de preparação para o Mundial da Rússia. Esta noite será a Bélgica que Portugal terá pela frente e Fernando Santos foi perentório a dar conta que aquilo que mais quer é ver todos os jogadores focados, mesmo com a situação que o Sporting vive. O selecionador deu ainda conta de que Adrien ficou na Cidade do Futebol, por problemas físicos.

No universo do FC Porto, é Pinto da Costa quem tem o principal destaque neste início de fim de semana. O líder dos azuis e brancos descartou sair da presidência do clube, com um “enquanto Deus me der vida e vocês me quiserem aqui, serei presidente”. A recuperação financeira dos dragões sob o patrocínio da UEFA e dos excedentários mereceu destaque no Bancada.

Relativamente ao Benfica, é o mercado que está em principal destaque, com a generalidade da imprensa desportiva portuguesa a dar conta de que Facundo Ferreyra estará prestes a ser jogador dos encarnados, embora o argentino apenas refira a existência de negociações. Castillo também estará na iminência de assinar pelo emblema da Luz, de acordo com as publicações. Quem não anda com tanta sorte é um ex-jogador do Benfica, Gabriel Barbosa, que foi alvo da ira dos adeptos do Santos, clube no qual agora joga. Não obstante, o Benfica também recebeu as boas notícias do regresso de Krovinovic ao trabalho com bola.

Por fim, aqui ficam sugestões para leituras de artigos de interesse redigidos no Bancada. Com o aproximar do mercado de transferências, pode ficar a saber onze nomes que prometem agitar este verão em Portugal; no “Guia Bancada", relativo ao Mundial, fique a conhecer a primeira seleção sob escrutínio, mais precisamente, a anfitriã Rússia; o pós-Zidane no Real Madrid também centra atenções relativamente ao futuro sucessor do francês; há ainda lugar para a junção de uma história caricata, com um desejo e uma incerteza improvável, todos eles ligados ao St. Mirren, clube escocês.