Revista de Imprensa
Um "encaixe de leão" após um arranque com desaire e o adeus de um Paciência
2018-07-13 09:00:00
Os principais temas que marcam a atualidade futebolística na manhã desta sexta-feira.

Estamos a uma sexta-feira, 13, que pode vir a não ser de azar para os lados de Alvalade. É que de acordo com a imprensa desportiva portuguesa, o Sporting prepara-se para fazer um “encaixe de leão”, como escreve o Record, com a transferência de William Carvalho. O rumor de uma possível ida do internacional português para o Betis já não é recente, e até o próprio clube sevilhano já tinha dado conta de que o médio pediu uns dias para pensar nas propostas.

De acordo com a generalidade da comunicação social desportiva, William já terá aceita a saída para o emblema espanhol e o Sporting prepara-se para receber a pronto uma verba a rondar os 16 ou 17 milhões de euros. Segundo o Record, essa quantia corresponderá a 75 por cento do passe do jogador, com mais dez milhões por opção de compra de 20 por cento e quatro milhões por objetivos. A publicação avança ainda que o médio irá assinar por cinco temporadas e irá ganhar 2,5 milhões de euros por ano. A Bola, por seu turno, aponta que os leões irão receber já 16 milhões e os restantes 14 via objetivos, quantias também avançadas pelo jornal O Jogo.

Por falar em Sporting, ontem foi dia do primeiro teste do leão na pré-época e as coisas não correram da melhor forma, pois o resultado final foi um desaire por 2-1 frente ao Neuchâtel Xamax. Na ótica do jornalista António José Oliveira, Matheus Pereira e Raphinha mostraram que são “duas janelas abertas para o futuro”, tal como pode ler no Bancada. Na reação à derrota, Nuno Presume, adjunto de José Peseiro, considerou que "não se podem queimar etapas" na construção da equipa. Na quinta-feira, Carlos Vieira formalizou a candidatura à presidência do clube leonino, que tem eleições marcadas para 8 de setembro. Ainda no universo verde e branco, Miguel Cardoso, técnico do FC Nantes, veio revelar que “não houve contactos do Sporting” para que fosse treinar a equipa.

No FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa veio ontem confidenciar que não só ligou a Bruno de Carvalho, como também a José Maria Ricciardi e a Eduardo Barroso para garantir que nenhum jogador que tivesse rescindido com o Sporting iria ser abordado pelo FC Porto. Ainda assim, a grande novidade nos azuis e brancos é a saída de Gonçalo Paciência para o Eintracht Frankfurt. Na hora do adeus, o avançado considerou nunca ter sido “uma verdadeira aposta do FC Porto”, deu conta de que sai para se afirmar e revelou que deixa o Dragão sem ressentimentos.

O Benfica continua o estágio em Tróia e já conta com Zivkovic, que regressou ontem a Portugal e já integra os trabalhos dos encarnados. Nas águias, a atualidade também se faz de mercado, com Carrillo a assegurar que ainda não tem nada assinado com outra equipa e também com as saídas confirmadas de Benítez e de Paolo Medina. Por falar em transferências, pode ficar aqui a conhecer um pouco melhor Bernard, jogador que tem vindo a ser apontado como possível reforços do emblema da Luz. Na quinta-feira, Rui Vitória já contou com o lateral Ebuehi nas sessões de trabalho e Cervi falou à comunicação social, tendo considerado que “o Benfica merece terminar sempre as épocas com títulos”.

Um dos temas em principal destaque no futebol internacional está a ser uma decisão tomada pela FIFA: o organismo que rege o futebol mundial quer menos imagens de mulheres atraentes nas transmissões televisivas, pois pretende diminuir a carga sexista associada a essas situações. Lá por fora, a presença da Croácia na final do Campeonato do Mundo é um dos tópicos em foco e pode ficar aqui a conhecer a história de Luka Modric, que “cresceu rodeado pela guerra, é odiado e ao mesmo tempo amado” no país de origem. O nipónico Inui também esteve em destaque na competição e pode saber mais no Bancada, sobre o médio que se tornou no primeiro futebolista da liga espanhola a ser apresentado no país natal.

Quinta-feira foi dia de “Diário de um jornalista no Mundial” e o António Tadeia abordou a passagem da Croácia à final do Mundial e o fim do sonho inglês. Não termine sem uma leitura pela opinião escrita ontem no Bancada pelo jornalista José António Oliveira. Em discussão, o trabalho de Sousa Cintra desde que assumiu a liderança provisória do Sporting.