Revista de Imprensa
Um convite, um prémio, um póquer e uma manita
2018-10-20 09:30:00
Da expressiva vitória do FC Porto aos cinco golos de Luka Jovic são muitos os assuntos em destaque

O primeiro póquer da carreira de Adrián López, a figura de referência do expresivo triunfo do FC Porto em Vila Real relativo à terceira eliminatória da Taça de Portugal, o convite da Juventus a Grimaldo, a renovação de contrato como prémio para Pizzi e a manita de Luka Jovic, avançado sérvio emprestado pelo Benfica que fez história na liga alemã ao serviço do Eintracht Frankfurt, são os temas dominantes da atualidade desportiva deste sábado. "Um relvado para Adrián", é a manchete do jornal "A Bola", que sublinha: "Os dragões trataram do terreno e o espanhol fez o primeiro póquer na carreira". "O bem amado", é o título principal de "O Jogo", que além do póquer, evidentemente, fala em "terapia de grupo" e dá destaque às declarações de Sérgio Conceição relativamente ao avançado espanhol. "Isto é o que ele, normalmente, faz nos treinos". Opção diferente teve o diário "Record", que preferiu dar ênfase ao interesse da Juventus na contratação de Grimaldo. "Empresário do espanhol tem convite para a próxima época", refere esta publicação.

Nas primeiras páginas há igualmente espaço para o reconhecimento do Benfica em relação a Pizzi, que viu substancialmente melhoradas as condições do contrato. O jogador, nesta altura titular da Seleção Nacional, já se mostrou agradecido e lembrou a importância que tem no campo e no balneário dos encarnados, conforme o Bancada deu conta. "É ótimo ver o nosso valor reconhecido. Já vínhamos a falar disto há algum tempo, era algo que eu desejava, o Benfica estava de acordo e é o compensar do trabalho do dia-a-dia, dos jogos, do trabalho no Seixal. Sinto-me feliz e orgulhoso pela renovação", afirmou, sublinhando: "Sei que tenho vindo a jogar muito, sou jogador importante no campo e no balneário, são muitos anos a trabalhar todos os dias nesta instituição. Sei que sou pessoa importante para o Benfica e para o balneário".

Outro assunto recorrente é a manita de Luka Jovic, avançado sérvio emprestado pelo Benfica ao Eintracht de Frankfurt que não fez por menos e marcou cinco golos na tremenda goleada de 7-1 aplicada ao Fortuna Dusseldorf. Um feito histórico, pois Jovic tornou-se no mais jovem jogador a fazê-lo na Bundesliga. De resto, só Dietter Muller conseguiu marcar mais golos (meia dúzia) num só jogo no campeonato germânico.

Mas a atualidade desportiva não se esgota nestes assuntos. Há muito mais para ler no Bancada. No nosso site pode ver as conclusões decorrentes do habitual estudo do Observatório do Futebol (CIES), que analisou, entre julho e outubro, os jogadores e as equipas dos 31 principais campeonatos europeus. O Bancada destaca cinco análises: estabilidade, formação de jogadores no clube, rotatividade no onze, altura dos jogadores e utilização de estrangeiros.

Na nossa habitual lista pode ler sobre onze treinadores que têm a cabeça a prémio no futebol europeu. A época ainda vai curta mas já são muitos os treinadores em apuros, sobretudo fruto de arranques em falso nos respetivos campeonatos. O antigo técnico do FC Porto Julen Lopetegui é apenas um dos exemplos como resultado dos paupérrimos resultados do Real Madrid, órfão de Cristiano Ronaldo. Mas há mais, muito mais. Neste contexto, o Bancada enumerou onze casos.

Saiba ainda tudo sobre o papa títulos do Brasil que chumbou nos exames médicos do Sporting. Ou seja, renasceu para o futebol depois de uma fase complicada na carreira. E saiba também tudo relativamente ao escaldante FC Barcelona-Sevilha FC deste sábado, um jogo extremamemte importante na definição do líder da liga espanhola. De um lado, André Silva e Ben Yedder, a dupla mais concretizadora de Espanha até ao momento; do outro... Messi e Suárez.