Revista de Imprensa
Samaris pensa em mudar-se para Sporting ou FC Porto. É o que se diz
2018-10-17 09:30:00
Numa altura em que pouco se passa no futebol português, as manchetes dispersam-se

Podemos perceber, pelas primeiras páginas do três jornais diários desportivos, que quase nada se tem passado e que muito pouca coisa se passará nos próximos dias no que ao nosso futebol diz respeito. Porquê? Porque se fala muito de coisa nenhuma. Há quem diga que a “torneira de Alcochete” secou e com explicações a defender a tese. Outros escrevem que Samaris está disposto a sair do Benfica para se juntar a Sporting ou FC Porto. Há ainda quem diga que vai “voltar a esmagar”.

Por onde começar?

Bem. A seleção fez o último jogo desta paragem para compromissos internacionais há três dias e segue-se a terceira eliminatória da Taça de Portugal, onde a dúvida reside em saber por quantos é que os três grandes vão vencer diante de adversários de escalões (muito) inferiores. Está explicado, então, o facto de os três jornais desportivos se dispersarem nas suas matérias.

“A’Bola” optou por se debruçar sobre o problema que tem afetado a Academia de Alcochete e, não, não  se refere a invasões ou défice de segurança. O diário desportivo parte do princípio que a Academia do Sporting deixou de produzir jovens jogadores com potencial e até explica porquê. Fala em desinvestimento, em críticas e no plano de Frederico Varandas “para ressuscitar um projeto que deu cartas a nível mundial.”

Do outro lado da Segunda Circular, as notícias dão conta de um abertura de Samaris em representar Sporting ou FC Porto.De acordo com a manchete do jornal “Record”, o médio grego por quem o Benfica pagou dez milhões de euros há quatro temporadas quer continuar a viver em Portugal, mesmo que isso implique uma mudança para um dos rivais dos encarnados..

A norte do país, mais especificamente da cidade Invicta, chegam vozes de aviso. O jovem André Pereira, a quem Sérgio Conceição disse que seria muito importante, garantiu que a equipa do FC Porto vai “voltar a esmagar” os adversários. O atacante, que está em época de estreia na equipa principal dos azuis e brancos, revelou, ao jornal “O’Jogo”, que “o grupo acredita que a derrota com o benfica foi a última” na presente edição da Primeira Liga.

Ora bem, estes são os temas principais que ocupam as primeiras páginas dos diários desportivos desta quarta-feira, mas não são os únicos. No entanto, só a notícia que dá conta do acordo alcançado entre Frederico Varandas e os responsáveis do Wolverhampton, por Rui Patrício, e a vitória da seleção sub-21 portuguesa diante da Bósnia (4-2) merecem atenção transversal aos três desportivos.

De resto, fala-se do descontentamento de Wendel no Sporting e o castigo que lhe foi aplicado por não se ter apresentado às ordens de José Peseiro a tempo. Do interesse de vários clubes das américas em levar Castillo do Benfica e da possível estreia de Bazoer e Jorge no onze do FC Porto para o jogo com o Vila Real para a Taça de Portugal, agendado para quinta-feira (20h15).

No Bancada, as histórias são outras

Fomos até ao início da carreira de Brahimi e falámos com Steven Pinto. Um antigo colega do argelino que ficou “com o rabo no chão” depois de um “elástico” feito pelo craque do FC Porto, de quem se fala que pode estar de saída no final da presente temporada.

Estivemos também à conversa com Paíto. O antigo jogador do Sporting que fez um par de revelações curiosas, com Cristiano Ronaldo ao barulho, e que comparou os adeptos do Vitória de Guimarães com os do SC Braga. Há ainda a história de Dominic Adiyiah, o ganês que ganhou o prémio de Melhor Jogador do Mundial Sub-20 de 2009 e que joga agora na Tailândia.

Notámos ainda na queda da seleção da Islândia que, depois de uma excelente participação no Europeu de 2016 e uma agradável passagem pelo Mundial de 2018, vive momentos complicados.