Revista de Imprensa
Os ventos que fazem o leão sorrir e os guerreiros que não descolam
2018-11-05 09:20:00
Os principais temas que marcam a atualidade futebolística na manhã desta segunda-feira.

Depois de mais um domingo de Primeira Liga, o Sporting e o SC Braga são os principais destaques das manchetes desportivas desta segunda-feira, início de semana que traz o regresso da Champions. Os leões foram aos Açores vencer o Santa Clara por 2-1, no jogo que marcou a estreia de Tiago Fernandes no comando técnico, num momento em que o nome de Marcel Keizer ganha força na imprensa como futuro treinador do Sporting. O SC Braga, por seu turno, ganhou por 2-1 ao Vitória de Setúbal e não descola do FC Porto na liderança.

A começar pelo Sporting, o jornalista João Pedro Cordeiro viu que “em São Miguel, há sempre um Fernandes para acabar a sorrir”, tal como pode ler no Bancada. Entre as principais publicações desportivas nacionais, o Record destaca que “o leão volta a sorrir” e A Bola assinala os “ventos de vitória” do Sporting em solo açoriano. Pois bem, não tardou para que Tiago Fernandes tenha puxado dos galões logo após a vitória de domingo, enquanto o presidente Frederico Varandas fez questão de “encher o peito”. Do outro lado, João Henriques, timoneiro do Santa Clara, deixou duras críticas à arbitragem.

O jogo que fechou o domingo de futebol contou com o triunfo do SC Braga sobre o Vitória de Setúbal, partida na qual o jornalista António José Oliveira viu o “génio de Dyego Sousa iluminar um caminho ensombrado”, como pode ler no Bancada. O jornal O Jogo frisa, em manchete, o facto de os bracarenses se manterem “agarrados ao topo” ao igualarem o FC Porto na pontuação e logo uma semana antes de as duas equipas medirem forças para o campeonato. Na ‘ressaca’ da vitória, Abel Ferreira explicou quais os motivos que levaram que tivesse sido expulso durante o encontro.

No que diz respeito a Benfica e FC Porto, em vésperas de Liga dos Campeões, não há muito por contar nesta segunda-feira. No clube da Luz, A Bola avança que o presidente das águias reuniu-se com os capitães da equipa, que prometeram uma reação à ‘crise’ já diante do Ajax. Nos dragões, o Record aponta para o regresso de Otávio à titularidade contra o Lokomotiv Moscovo.

No Bancada pode encontrar ainda algum futebol gourmet. Nélson Oliveira anda “desaparecido” e foi “visto pela última vez em Norwich”; em França, não está nada fácil o começo de Henry na sucessão a Leonardo Jardim; no Nottingham Forest há uma armada portuguesa em destaque.