Revista de Imprensa
O renascimento do FC Porto, a goleada que fez vítimas e o regresso do matador
2018-02-19 09:30:00
Os destaques do dia da atualidade desportiva desta segunda feira.

E quem pagou a fatura da noite europeia do FC Porto foi o Rio Ave. O FC Porto respondeu com uma goleada à também goleada sofrida frente ao Liverpool FC, ontem, frente ao conjunto de Vila do Conde e sem surpresa domina as manchetes da imprensa desportiva desta semana. “Renascidos”, escreveu A Bola que destacou também o regresso de Iker Casillas à titularidade no FC Porto. Uma decisão que o próprio Sérgio Conceição acabou por justificar após o final do encontro. Tanto A Bola como o Jogo fazem também eco das palavras de Sérgio Conceição nas suas primeiras páginas, tendo o técnico azul e branco assumido ter sido aquela a resposta que esperava que a equipa desse em campo. Para o Record foi mesmo uma “resposta demolidora”.

A noite foi de goleadas na liga portuguesa para mal dos pecados de Pedro Martins. A “goleada histórica” do SC Braga em Guimarães é também um dos grandes destaques do dia, um jogo que ficou marcado pelos confrontos entre adeptos antes do início do mesmo, situação que obrigou até a polícia a uma intervenção musculada e armada. Foi “a maior vitória dos arsenalistas em casa do rival”, como bem recorda a Bola na sua primeira página, num jogo onde Tallo acabou por ganhar um processo disciplinar interno. Destaques ainda para as vitórias do GD Chaves em Moreira de Cónegos (com a preciosa ajuda de Belkeroui), bem como do Vitória FC, em casa, perante o FC Paços de Ferreira (na qual Patrick esteve em destaque).

Já que está por aqui, recorda-se de Hakan Sükür? Avançado turco que defrontou Portugal no Euro 2000, por exemplo, e que foi o autor do golo mais rápido da história dos campeonatos do Mundo em 2002? Pois bem, a vida do lendário goleador deu uma volta de 180 graus e a história foi contada ontem pelo João Pedro Cordeiro. Para desanuviar, o Diogo Cardoso Oliveira também tem a receita, mas cuidado, não tome esta história como exemplo.

O Sporting fecha hoje a jornada 23 da liga portuguesa com uma deslocação ao terreno do CD Tondela, jogo que ficou desde logo marcado pelas reacções de Jorge Jesus à Assembleia Geral do Sporting e ao apelo ao boicote à comunicação social feita por Bruno de Carvalho. “O meu trabalho não é comentar as opiniões do presidente”, disse, entre outras coisas, o técnico dos Leões, como destacou o jornal A Bola. O grande destaque do encontro entre Tondela e Sporting, porém, é mesmo o regresso de Bas Dost. O Jogo e A Bola estiveram em sintonia e garantem: “Bas Dost vai a jogo”. Vai uma antevisão? Tem assinatura do Sérgio Cavaleiro.

Destaque ainda para o Benfica e, em particular, para Rúben Dias. Segundo a Bola, o central “está nos planos de Fernando Santos para o Mundial”, com o Record a avaliar que Rúben Dias “já entrou na história do Benfica” ao igualar Germano e Hélder com os golos já marcados nesta temporada de estreia, depois do golo apontado ao Boavista. A Bola destaca ainda os minutos dados por Rui Vitória a jogadores portugueses no Benfica: “Há mais de 10 anos que não jogavam tantos portugueses”, escrevem o diário desportivo. Rúben Dias que foi também um dos destaques do Diogo Cardoso Oliveira numa lista referente a jogadores portugueses que estão a pedir Mundial pelos feitos que têm protagonizado esta temporada. E, já agora, ontem também destacámos onze jovens promessas nascidas no novo milénio, é que eles já andam aí!

Lá por fora, em Espanha, o grande destaque da imprensa de Madrid vai para a vitória do Real Madrid perante o Bétis e onde “Asensio reinou”, como escreveu a Marca. Já Sport e Mundo Deportivo dão destaque à conquista da Taça do Rei de Basquetebol conseguida pelo FC Barcelona frente ao Real Madrid. Em Itália, a luta escaldante pelo Scudetto é o destaque das primeiras páginas de Corriere e Gazzetta dello Sport. Já em Inglaterra, o destaque vai para “os heróis da Taça”, como escreveu o Guardian, aludindo ao empate conseguido ontem pelo Rochdale frente ao Tottenham. Já os tabloides Daily Express e Star não perdoam Dele Alli por mais um “mergulho” que valeu uma grande penalidade para os Spurs.