Revista de Imprensa
O ouro português, o nono pretendente ao trono leonino e mercado no Dragão e Luz
2018-07-30 09:20:00
Os principais temas que marcam a atualidade futebolística na manhã desta segunda-feira.

São de ouro! A conquista do Europeu de Sub-19 pela Seleção Nacional é o principal destaque na imprensa desportiva desta segunda-feira, poucas horas depois dos jovens da equipa das quinas terem vencido a Itália numa final louca, por 4-3, após prolongamento. Antes de mais, o Bancada dá a conhecer esta “geração de Ouro a aguardar oportunidades depois de dois Europeus vencidos”, nas palavras do jornalista João Pedro Cordeiro. Nas manchetes dos jornais desportivos, os Sub-19 são o destaque: “Putos de Ouro”, pode ler-se no Record; “são de ouro”, relembra A Bola; “ouro ao minuto Éder”, escreve O Jogo, a dar conta de o golo de Pedro Correia, aos 109’, que deu o triunfo a Portugal, foi precisamente ao mesmo minuto do que Eder marcou em 2016 na final do Europeu vencido pelos portugueses.

A noite de domingo também foi feita das reações dos principais protagonistas à conquista inédita dos sub-19, escalão no qual Portugal nunca tinha sido campeão europeu. O selecionador Hélio Sousa recusou falar em “geração de ouro”, pois considerou que o trabalho “vem de trás”. João Filipe, uma das principais figuras do torneio e principal artilheiro (a par de Trincão), deixou rasgados elogios ao povo português. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também deixou palavras de reconhecimento e houve ainda elogios da parte de António Costa, José Peseiro, Sérgio Conceição e Deco. 

Na atualidade dos clubes portugueses, o Sporting ficou ontem a conhecer mais um candidato à presidência do clube, com as eleições marcadas para 8 de setembro. José Maria Ricciardi é o nono pretendente à liderança do emblema leonino e deu conta de que pretende estabelecer relações com todos os clubes dos principais escalões… inclusive, o rival Benfica. Por falar na presidência dos leões, o ex-presidente Bruno de Carvalho voltou a lançar críticas a Jaime Marta Soares, presidente da Mesa da Assembleia Geral, e aproveitou ainda para comentar a suspensão e a pedir um voto de confiança aos sócios leoninos. Ainda no Sporting, O Jogo avança que Battaglia irá ganhar mais do dobro que auferia, com base no acordo que tinha para renovar (o argentino voltou recentemente ao clube após ter rescindido).

No Dragão, o rumor de um eventual interesse em Andrea Favilli ganha cada vez mais foco e o Bancada aproveitou para dar a conhecer a história deste “bom gigante”, à boleia do jornalista José António Oliveira. Por falar no ataque azul e branco, O Jogo dá conta de que Sérgio Conceição estará com dúvidas para a Supertaça, com Aboubakar e Soares a discutirem uma vaga na frente. Ainda no FC Porto, Pinto da Costa teceu algumas palavras após a apresentação da equipa aos sócios e mostrou confiança na conquista da Supertaça, marcada para sábado, contra o Aves.

O Benfica continua a caminhar a passos largos para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que tem lugar a 7 de agosto diante do Fenerbahçe. O Record escreve, esta segunda-feira, que Rui Vitória está a preparar o reforço Conti para a titularidade no eixo central da defesa encarnada, sendo que o técnico saberá que poderá vir a perder Rúben Dias para o Olympique Lyon. De facto, Conti já soma 427 minutos em campo divididos por seis jogos nesta pré-temporada. Um dos jogadores que tem vindo a ser falado como possível reforço das águias é Gabriel (fique a conhecer o médio brasileiro), mas O Jogo avança que o impasse na negociação estará a ativar o plano B na Luz, mais precisamente Siliki, pelo qual o Stade Rennes estará a pedir 20 milhões de euros.

No Bancada pode encontrar também histórias com interesse sobre alguns assuntos do momento que acontecem lá por fora. Faz ideia de quem é “o maior aldrabão do futebol”? Dá pelo nome de Carlos Kaiser e durante quase três décadas fingiu ser jogador. Dos Estados Unidos, chega a história de Josef Martínez, que passou de um falhanço europeu para ser o melhor avançado de sempre da MLS. Na Europa, Mourinho não está a ter uma pré-época nada ideal e tem disparado para tudo e todos. Na Alemanha, Claudio Pizarro está de regresso a uma casa que teima em não esquecer. Já agora, imagina quais são as onze equipas que já contrataram mais neste defeso?