Revista de Imprensa
O importante é a derrota ou são os aplausos? Ou é o gesto de James?
2018-09-20 09:30:00
Está assim tão errado?

As manchetes desta quinta-feira provocam alguma confusão. Por um lado, percebe-se que seja jornalística e comercialmente sedutor titular algo como "arrepiante" numa manchete. Por outro, é preciso lembrar que, ontem, o Benfica perdeu frente ao Bayern, por 2-0, na Luz. As manchetes desta manhã dão total destaque aos aplausos a Renato Sanches e parece faltar um bocadinho de bola. Mas percebe-se.

O que se percebe menos, dizemos nós, é escrever, por exemplo, "águias bateram-se bem", como escreve "A Bola", ou dizer que o jogo foi equilibrado, como disse Rui Vitória. Sim, o 2-0 não é pesado. Mas, tal como o Sérgio Cavaleiro analisou, no Bancada, o Benfica esteve longe de conseguir bater-se bem. Ficou, até, a sensação de que os alemães não quiseram mais. Na Youth League, sim, as coisas correram bem.

Ainda sobre um dos destaques das manchetes, uma nota sobre o polémico gesto de James, que abriu os cinco dedos da mão (lembrando os 5-0 de há sete anos), depois de ser assobiado pela Luz. Algo está mal no futebol quando o "ofendidismo futebolístico" chega ao ponto de criticar uma provocação banal. Uma picardia saudável. Não houve insultos, não houve agressões, não houve abuso. Aquilo que benfiquistas e portistas fazem entre si, no café, foi aquilo que James, assumidamente portista, fez ali, no relvado da Luz. Está assim tão errado? Vale a indignação toda nas redes sociais?

Mas vamos lá ao futebol gourmet. Ontem, no Bancada, o Manuel Fernandes Silva analisou o que poderá ser o FC Porto do futuro, com base no jogo da Champions. O Sérgio Cavaleiro viajou pelos problemas de Antero Henrique, no PSG. E o Gomes Ferreira falou de um tipo contratado pelo FM. 

Há mais para dizer sobre a noite de ontem. Ronaldo foi expulso e saiu a chorar. O Mundo está indignado, porque não viu nada de especial na ação do português. Parece ter havido algum exagero do árbitro, mas é importante dizer que as imagens não são claras. Acalmemos a indignação. 

Bernardo Silva foi outro dos portugueses em destaque, apesar de o City ter sofrido um dos resultados surpreendentes da noite. Confira-os todos

Hoje há mais bola

Hoje, há mais bola europeia, desta vez com o Sporting. A propósito, já leu as onze pistas para o Sporting-Qarabag e as onze últimas estreias leoninas na Liga Europa? Vá lá, que nós esperamos. Os leões contam com o regresso de Mathieu - muito importante - e com a estreia de Miguel Luís. Quem não jogará é Bas Dost e José Peseiro reconhece que houve excesso de entusiasmo e pressa no regresso do holandês.

Lá de fora temos umas notas soltas. Primeiro, João Carvalho marcou um golinho, em Inglaterra, enquanto João Moutinho revelou que esteve perto do Tottenham. Depois, para lhe contar a polémica com Mo Salah, que parece não ter adorado o golo do Liverpool, e, ainda sobre os "reds", para lhe mostrar as palavras de um antigo lateral do clube sobre Sturridge.

Por fim, falemos de porquinhos. Da Índia. É assim que se sente Pablo Machín, treinador do Sevilha, a propósito das experiências com o VAR.