Revista de Imprensa
Moscovo pintado de azul e branco e Peseiro com uma promessa
2018-10-25 09:20:00
O dragão venceu, a águia lambe feridas e o leão tem caçada marcada para mais tarde

Ao contrário do que havia acontecido ao Benfica na noite anterior, tudo correu bem ao FC Porto na sempre difícil viagem ao frio de Moscovo. Como nos contou o jornalista Fernando Gamito, na crónica que fez do jogo e que pode ler aqui, aconteceu de tudo: penáltis falhados, outros marcados e golos anulados. No final, os dragões saíram da Rússia com três preciosos pontos (3-1) e o bolso recheado: são quase três milhões de euros por vitória e os de ontem viajaram para a cidade Invicta.

As coisas nem começaram da melhor forma para o FC Porto, mas uma grande intervenção de Iker Casillas impediu que Manuel Fernandes fizesse o 1-0 para o Lokomotiv na conversão de um pontapé de penálti. Os dragões souberam capitalizar aquele momento e foram para cima dos russos com tudo. Marega fez melhor do que o médio português dos atuais campeões russos e, na marca de onze metros, marcou para o azuis e brancos. Daí até ao fim do jogo, o FC Porto pôs o jogo no bolso e fez o que quis do Lokomotiv.

O destaque dado ao triunfo do FC Porto em terras russas é transversal aos três diários desportivos. “O’Jogo” escreve sobre um “Dragão em Fuga”, o “Record” acredita que os azuis e brancos estão “Embalados” e “A’Bola” viu uma “Locomotiva Azul” a passar pelo frio de Moscovo. Da Rússia, ainda, as palavras de Sérgio Conceição, após o triunfo, a merecerem uma chamada de primeira página: “Fomos mais fortes”, disse o treinador portista.

Mas há outros assuntos na ordem do dia, nesta quinta-feira. O Sporting recebe, ao fim da tarde (17h55), o Arsenal, em partida a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Liga Europa e o destaque, no reino do leão, vai para as palavras de José Peseiro no lançamento do encontro com o histórico clube inglês. O treinador dos verdes e brancos anunciou o regresso de Mathieu, após lesão, e afirmou que os leões serão “tão ou mais fortes do que Benfica e FC Porto.”

A verdade é que o Sporting tarde em encontrar o ritmo com algumas contradições de José Peseiro pelo meio. O treinador dos leões afirmou, esta semana, que é mais treinador agora do que era aquando da primeira passagem por Alvalade e justificou-o dizendo que incute um maior equilíbrio defensivo à sua equipa. O Bancada deu uma vista de olhos aos números e percebeu que a bota não bate com a perdigota e o Sporting deste ano defende pior do que o de 2004/05, ano de estreia de Peseiro no Sporting.

No ninho da águia, os temas dispersam-se. Há quem escreva sobre o futuro de Salvio e os clubes que estão de olho na situação do extremo argentino, em final de contrato. Outros há que abordam as “poupanças” que Rui VItória eventualmente fará na próxima partida do Benfica, que será frente ao Belenenses, para a Liga. “A’Bola” destaca o facto de a derrota dos encarnados, na Holanda, ter empurrado o clube português do sexto para o 19.º lugar do ranking da UEFA.

Agora noutro registo. É fã de simuladores de futebol. Gosta de passar algumas horas a jogar Football Manager? Estão dê uma vista de olhos no onze de “putos maravilha” que o Bancada preparou. Há um português e um avançado a jogar no FC Porto.