Revista de Imprensa
FC Porto tem estrelinha e Jorge Simão não tem razão: o VAR agiu bem
2018-12-03 09:30:00
Sendo duvidoso e de interpretação, nada de VAR. E bem.

O FC Porto teve a chamada estrelinha de... isso mesmo. A vitória frente ao Boavista, pela forma como foi conseguida, é daquelas que se costuma dizer que valem campeonatos. A propósito, já leu a análise do Diogo Cardoso Oliveira a este jogo? Falou-se da beleza tremenda de um jogo muito feio

As manchetes desta manhã são azuis e curtas. "A Bola" titula "estrelinha", "Record" escreve "a ferro e fogo" e "O Jogo" escolheu "na raça". Por falar em raça e em fogo: Sérgio Conceição foi expulso e falhou a conferência de imprensa, num jogo que teve muita polémica. E vamos já a isso. 

Jorge Simão considerou que o VAR deveria ter agido, mas, por estranho que pareça alguém do futebol não saber as leis, o certo é que o treinador está errado. Rochinha caiu na área e, sendo falta, seria para penálti. Apesar de o VAR dever agir em lances para penálti, deve fazê-lo, apenas, quando o erro foi claro, evidente e imune a interpretações distintas. Ora o lance com Rochinha, apesar de evidenciar um toque claro de Brahimi, mostra também que o boavisteiro já ia em queda antes do toque. Apesar de, ainda assim, nos parecer que há motivo para penálti e que Hugo Miguel o deveria ter assinalado, o lance é complicado e dá margem de interpretação ao árbitro, devido ao movimento de Rochinha. Sendo um lance de interpretação, nada de VAR. E bem, porque é o que está escrito. Uma coisa é o que Hugo Miguel poderia ter assinalado, outra é o que o VAR poderia ter feito. E são coisas bem diferentes. Mais do que o ser ou não ser falta, o que está em causa é a impossibilidade de o VAR atuar.

E agora, Bruno?

No Sporting - ainda que indiretamente -, mais confusão com o ataque à Academia. Bruno de Carvalho poderá estar em maus lençóis, depois de Jorge Jesus ter garantido, ao Correio da Manhã, que Bruno de Carvalho mentiu e que foi o ex-presidente que pediu para mudar a hora do treino, no dia do ataque. E já que estamos em maré de Sporting, veja quem foi chamado para ir a jogo, frente ao Rio Ave, o que Marcel Keizer disse deste jogo.

Ainda por cá, destaque para a seleção nacional, que já conhece os adversários na qualificação para o Euro 2020. Fernando Santos já reagiu

Para terminar a ronda por Portugal, nota para a vitória do Portimonense frente ao CD Tondela, do Nacional frente ao Aves e do Vitória de Guimarães frente ao GD Chaves

Afinal ainda não terminámos: fique a conhecer Beto, um dos goleadores do Campeonato de Portugal. E já agora veja os resultados deste fim-de-semana. Agora, sim, está tudo.

Marco Silva perde e André Silva já não é líder

Lá fora, alguns destaques interessantes. Em Inglaterra, Marco Silva perdeu o dérbi de Liverpool graças a uma fífia de Pickford. Ainda na Liga Inglesa, houve um grande jogo entre Tottenham e Arsenal.

Em Espanha, André Silva já não é líder, dado que o Barcelona venceu e aproveitou o empate do Sevilha. Já em Itália houve tropeção do Inter, frente à AS Roma, enquanto em França o PSG já não está invicto.

Por fim, umas notas soltas. Primeiro, para lhe dizer que Robben vai deixar o Bayern no final da temporada. Segundo, para a nova competição de clubes da UEFA. Terceiro, para lhe mostrarmos a nossa lista diária, hoje com onze "cães raivosos" do futebol mundial.

Sê o primeiro a comentar: